-
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.
As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment — DVP), que opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.
É um sistema eletrônico que irá processar a custódia dos títulos, assim como a compra e venda destes assim como as emissões de novos títulos.
Atualmente todos os títulos do governo são escriturais, ou seja, apenas de forma eletrônica, não existem registros físicos. A missão do SELIC é proporcionar a liquidação em tempo real dos títulos do tesouro direto com segurança, agilidade e transparência.
http://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicintro.asp?idpai=SELIC
-
O Banco Central atua no mercado aberto para que a média das taxas acordadas nas operações compromissadas com prazo de um dia útil realizadas entre as instituições financeiras situe-se próxima da meta definida pelo Copom.
Essas operações são realizadas e registradas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic, peça central da infraestrutura de execução da política monetária.
GABARITO: D
-
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a famosa selic
-
Quem pode fixar Meta anual de Juros? COPOM (filhote do BACEN)
Quem é Autoridade Monetária no Brasil e pode comprar e vender Títulos Públicos ? BACEN
Quem processa essas compras e vendas ? SELIC
Só tem gente grande nessa relação.
-
A famosa taxa SELIC
-
Selic se relaciona com Títulos Públicos
-
O processamento das operações de compra e venda de títulos públicos federais é realizado pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o Sistema Financeiro Nacional.
A compra e venda de títulos públicos ocorre mediante o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).
O Selic foi implementado em 1979 e é uma infraestrutura do mercado financeiro brasileiro (IMF), administrada pelo Banco Central do Brasil (BCB), que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional (TN), bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.
As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment - DVP), que opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real. Como depositário, o Selic enquadra-se nos conceitos de CSD (Central Securities Depository) e SSS (Securities Settlement System).
Além do sistema de custódia de títulos e de registro e liquidação de operações, integram o Selic os seguintes módulos complementares Oferta Pública (Ofpub), Oferta a Dealers (Ofdealers), Lastro de Operações Compromissadas (Lastro) e Negociação Eletrônica de Títulos (Negociação).
Gabarito do Professor: Letra D.