-
Financiamento de Capital Fixo
Para uma empresa, é um financiamento representado por imóveis, máquinas e equipamentos, e pode ser chamado também de ativo fixo ou imobilizado. É a parte não circulante do capital da empresa, ou seja, é a parte do capital utilizada em máquinas, equipamentos, instalações etc.
Características:
• Empréstimos semelhantes ao capital de giro (utilizado de uma só vez);
• Prazos superiores a 180 dias (longo prazo);
• Cláusulas restritivas e exigentes (alto risco);
• Operado por bancos de investimento
Capital de Giro?
As operações financeiras que envolvem o empréstimo de dinheiro, financiamento a juros, crédito para investimentos pode ser chamados de capital de giro. Eles são oferecidos em moeda local, no Brasil a moeda é o Real (R$). Os prazos são variáveis entre curto ou médio prazo, mas também é possível pegar capital de giro a longo prazo.
-
Alternativa correta: B
Fixa é para investimentos em instalações, novas máquinas, etc
-
Para necessidades correntes (habituais), utiliza-se o capital de giro.
Resposta: B
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Sistema Financeiro Nacional.
O capital de giro é composto pelos recursos que permitem que uma empresa continue funcionando. É comum dizer que ele "banca a liquidez", ou seja, que ele permite que a empresa tenha recursos para lidar com suas obrigações diárias, como oferecer financiamento aos clientes (em vez a prazo), gerenciar o estoque, pagar fornecedores e comprar matérias-primas/insumos para o seu processo produtivo.
Assim, se uma empresa precisar obter um financiamento para suas necessidades correntes (necessidades mais imediatas), ela deve buscar um financiamento de capital de giro.
Gabarito do Professor: Letra B.