-
GABARITO A
Absenteísmo ou ausentismo:
Expressão utilizada para designar a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas, atrasos ou algum motivo interveniente.
Fonte: Livro GP para concurso. Andreia Ribas, 2015. Alumnus
Resumo FREE https://goo.gl/92FN88
-
Absenteísmo (ou ausentismo): soma dos períodos em que os empregados se encontram ausentes do trabalho, seja qual for o motivo.
- Pode ser por motivos com afastamento [férias, licenças, etc.] ou por motivos sem afastamento (atrasos, desmotivação, pausa para o cafezinho, etc.). Todos os motivos da ausência se incluem no absenteísmo. É a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho.
O absenteísmo pode ser calculado por meio de uma fórmula matemática: (tempo perdido/tempo trabalhado) * 100 ou então [(nº de pessoas/tempo de trabalho perdido no mês) / ( nº médio de empregados / nº de dias trabalhados)] * 100
Absenteísmo não é sinônimo de turnover (rotatividade). A rotatividade é a relação percentual entre as admissões (entradas) e desligamentos (saídas) com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de determinado período de tempo. É expressa em índices mensais ou anuais que servem para realizar comparações e fazer diagnósticos para tomada de decisões.
Algumas questões relacionadas: Q53650, Q351460, Q4918, Q779242.
Fonte: Ribas e Salim, Gestão de Pessoas para Concursos.
-
Vantagens do Enriquecimento de Tarefas:
Elevada motivação intrínseca do trabalho.
Desempenho de alta qualidade no trabalho.
Aumenta a satisfação do empregado com o trabalho.
Redução de faltas (absenteísmo) e de desligamentos (rotatividade) no trabalho.
Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X” utilizase de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado
a) Turnover.
b) Rotatividade de pessoal.
c) Absenteísmo.
d) Número médio de empregados.
e) Custo médio per capita.
GAB LETRA A
-
Não entendi por qual motivo a letra D está errada.
"tanto às ausências formais do empregado(férias ou licenças), como aos períodos em que esteve frequente porém sem apresentar resultado efetivo(baixa motivação no trabalho ou supervisão precária da chefia)."
absenteísmo sem afastamento: (baixa motivação no trabalho ou supervisão precária da chefia)
absenteísmo com afastamento: (férias ou licenças)
Fonte: Ribas, Gestão de Pessoas para concursos
Alguém pode explicar melhor?
-
Expressão utilizada para designar a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas, atrasos ou a algum motivo interveniente. Absenteísmo ou ausentismo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não vêm ao trabalho. Constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho.
Fonte: Andréia Ribas
Obs.: As questões de Gestão de Pessoas podem ser bem subjetivas, ainda mais quando elaboradas pela FCC. Dessa forma é melhor não extrapolar o entendimento.
-
Naziel Silva, entendo e compartilho do seu pesar, meu amigo. Estabeleci um mantra na resolução de questões de Administração Geral e Gestão de Pessoas: procure pelo óbvio! Na maioria das vezes funciona...
-
Janderson, fiquei confuso também, mas olhando bem entendi isso: Absenteísmo consiste na ausência, seja por faltas justificadas ou não. Na alternativa D fala que ele esteve presente, mas sem apresentar resultado efetivo (isso não é ausência, logo, não é absenteísmo que é, por definição, a cultura da ausência).
Letra A
-
Tá FCC , mas cadê a ROTATIVIDADE ?? a QUESTÃO É OBJETIVA LOGO NÃO PODE TER CARATER IMPLICITO ... A alternativa A é imcompleta e menos errada
-
Absenteísmo ou ausentismo.
-
Absenteísmo = Ausentismo.
Número de ausências de um profissional em um dado período de tempo.
-