SóProvas


ID
2668885
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na prateleira de uma estante estão dispostos 10 livros de direito, 12 livros de economia e 15 livros de administração. O menor número de livros que se devem retirar ao acaso dessa prateleira para que se tenha certeza de que dentre os livros retirados haja um de direito, um de economia e um de administração é igual a

Alternativas
Comentários
  • Veja que se pode dar o “azar” de os primeiros 15 livros que se pegar serem de administração, e os 12 livros seguintes serem de economia. Ou seja, é possível pegar 27 livros e, mesmo assim, não ter um de cada tipo. Porém, mesmo neste pior cenário, o vigésimo oitavo livro que pegar será de direito e, com isso, teremos um de cada tipo. Portanto, pegando 28 livros , temos certeza de que há pelo menos um de cada tipo.

  • Gab: D.

     

    Questão de "princípio da casa dos pombos".

    Você deve se basear na pior opção possível. E qual seria? Ele pegar primeiro os 15 livros de administração, depois pegar os 12 livros de economia e depois só poderia pegar livros de direito. E se ele pegar apenas UM livro, já irá chegar ao resultado que a questão tá pedindo.

     

    15 + 12 + 1 = 28 livros no total. 

  • E eu achando que era MMC :(

  • Conforme bem ressaltado pelo comentário da Mariana Lira, é necessário pensar na pior hipótese possível. O enunciado ainda reforça esse ponto, uma vez que diz para que se tenha certeza. 

    Assim, no caso, não como ser pior do que pegar 15 de ADM, 12 de ECO, para só aí pegar um de direito. Somando, 28 livros no total. Alternativa D.

  • Não acredito que errei uma questão dessa.

  • Supondo que, na pior das hipóteses, ao serem retirados 27 livros, 15 sejam de Administração e 12 de Economia, o 28º necessariamente será de Direito. Então, para que haja com certeza um livro de Direito, um de Administração e um de Economia é necessário serem retirados 28 livros da prateleira.

     

    Gabarito: D

  • A questão pede o MENOR número de livros [...] para que se tenha CERTEZA que haja 1 de cada.

    Não seria 23? 10 de Direito, 12 de Economia e 1 de Administração. Assim você teria CERTEZA retirando o MENOR número de livros.

     

  • Concordo com o Rodrigo Mendes. Alguém pode dar uma LUZ?

     

  • rodrigo e mariana, se tirar 23, pode acontecer de retirar 15 de administração e 8 de economia, por exemplo, logo não assegura 1 de cada.

  • Lei do azarado
  • eu fiz diferente essa questão, a que pede o menor valor

     

    pegando 10 de direito + 12 de eco= 22+ 1 de direito (23)

    pegando 10 de direito + 15 de adm = 25 + 1 econ ( 26)

    pegando 12 de eco + 15 adm = 27 +1 dire (28) 

    pra mim, seria 23 :-(

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/G4nCzfq6y3g
     
    Professor Ivan Chagas
    Gostou? Doe: https://pag.ae/blxHLHy

  • VI UM VÍDEO DE RESOLUÇÃO DE QUETÕES DO LUÍS TELES DO GRAN CURSOS ONLINE E ELE RECOMENDA QUE SE RETIRE SEMPRE AS MAIORES + 1 , OU SEJA, 15+ 12= 27 +1 =28.

     

    SE POR ACASO EU DISSESSE QUE OS NÚMERO MÍNIMO SERIA 23 LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS 10 LIVROS DE DIREITO E OS 12 DE ECONOMIA + 1 PODERIA SIM ACONTECER DE EU RETIRAR UM DE CADA . MAS, OBSERVE QUE, POR AZAR, ESSES 23 TAMBÉM PODEM SER DISTRIBUÍDOS DA SEGUINTE FORMA 12 LIVROS DE ECONOMIA + 11 DE ADMINISTRAÇÃO . OBSERVE COMO PODE HAVER FALHA E DESSE MODO NÃO SE PODE GARANTIR QUE HAVERÁ UM DE CADA AO RETIRAR APENAS 23 .

     

    NA DÚVIDA RETIRE SEMPRE OS MAIORES + 1 QUE NÃO HAVERÁ ERRO, POIS ATÉ NESTE CASO O MENOR NÚMERO( COM GARANTIA) SERIA MESMO O 28, JÁ QUE O 23 APESAR DE SER MENOR NÃO NOS DA  A GARANTIA QUE A QUESTÃO PEDE .

     

  • O enuncia diz: ''para que se tenha CERTEZA que haja um de cada disciplina'', logo é possível observar que com 23 livros existe a possibilidade de não haver um de cada disciplina, assim como é possível haver. Desta forma não há CERTEZA, por isso não pode ser 23.

    significado Certeza = o que não oferece dúvida, perfeito e indiscutível conhecimento.

    Bora Galera! Nunca desistam dos seus sonhos

  • Veja a solução no vídeo: https://youtu.be/mOAIBJhPE6I

    Gab D

    Prof Joe Jr

    IG: @prof_joejr

  • Antonio Costa: não poderia ser 23, pois correria o risco de se retirar 15 livros de adm e 8 de economia  (ou de direito) e nenhum de direito (ou economia), portanto para garantir a CERTEZA do enunciado a resposta certa é alternativa D 28 livros.Logo 15 livros de ADM e 12 livros de economia e 1 de diretio, essa é a unica forma de garantir que pelo um de cada seja escolhido.

  • A escolha dos livros é "às cegas", a questão não dá a opção de escolher quais livros irá pegar. Assim, de forma aleatória, somente pegando 28 livros temos certeza que pelo menos um livro de cada foi selecionado.

  • GAB: D

     

    Pensando no cenário mais "azarado" foram retirados 15 livros de administração e 12 de economia (27 livros até então), sendo assim o próximo a ser retirado só pode ser um livro de direito. Logo, 15 + 12 + 1 = 28. 

  • essa é uma questão simples basta saber interpretá-la para reconhecer quando se trata de princípio do azarado o macete é somar os outros + 1 = 28 .................. sempre começando do maior para o menor.

  • Princípio da Casa dos Flangos. Gab D) 28

  • 15

    12

    1

    =

    28

  • GAB. D

    28 LIVROS

  • é nessas horas que eu percebo o quão estúpida eu sou.

  • agora eu pergunto: e se eu quisesse retirar os livro ao acaso e a condição fosse sobrar na prateleira pelo menos um de cada, quantos no mínimo eu deveria retirar?

  • Veja que eu posso dar o “azar” de os primeiros 15 livros que eu pegar serem de administração, e os 12 livros seguintes serem de economia. Ou seja, é possível pegar 27 livros e, mesmo assim, não ter um de cada tipo. Porém, mesmo neste pior cenário, o vigésimo oitavo livro que pegar será de direito e, com isso, terei um de cada tipo.

    Portanto, pegando 28 livros, temos certeza de que há pelo menos um de cada tipo.

    Resposta: D

  • Questões desse tipo, têm sempre este macete:

    Idealizar o "pior" cenário, que sempre será a soma do maior para o menor, sendo que o último valor você conta apenas 1, ou seja:

    15 livros de Adm + 12 livros de Economia + 1 Direito (menor valor dentre eles) = 28 livros, representando o pior cenário.

    Alternativa D.

  • Concurseira frustrada, não sei se entendi corretamente sua pergunta, mas ao que vejo, ela bate exatamente com o que a questão perguntou. Então vai aí o raciocínio - se você deseja que sobre pelo menos 1 livro de cada disciplina, a ideia é você sempre trabalhar com a pior das hipóteses, ou pior cenário possível em um sorteio, ou digamos, imaginar que a pessoa ao participar do sorteio ela é a mais azarada possível. Aí com essa premissa em mente pensa o seguinte: Você tem no exercício em questão 15 livros de Administração, 12 de Economia e 10 de Direito. Aí o cidadão vai participar do sorteio, e é azarado, e o objetivo dele é garantir que ao final do sorteio, ele permaneça somente com 1 livro de cada disciplina. Assim, o azarado começa o sorteio, põe a mão na caixinha sem ver os livros, e vai retirando os livros. Ele faz então 15 retiradas aleatórias e advinha o que saiu? Sim, só saíram os livros de Administração. Aí então o azarado prossegue e sorteia mais 12 livros, e advinha quais foram, sim, 12 de Economia. Aí o azarado continua em seu sorteio e agora ele tem uma certeza, qual seja, de que o próximo livro sorteado será necessariamente de Direito, e então ele observa o que fez e vê que ele fez 15 sorteios + 12 sorteios e + 1 sorteio e deu um total de 28 sorteios, e dessa forma ele garantiu que sobraram pelo menos 1 livro de cada disciplina. Então, para se poder garantir que sobrasse pelo menos 1 livro de cada disciplina, o cidadão deveria fazer pelo menos 28 sorteios, que é a resposta da questão.

  • GABARITO: D

    Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=mOAIBJhPE6I

  • CERTEZA + PELO MENOS = PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS / PRINCÍPIO DAS GAVETAS

    ______________________

    DIREITO ===========> 10 ====> 1

    ECONOMIA ========> 12 ====> 12

    ADMINISTRAÇÃO ===> 15 ====> 15

    15 + 12 + 1 = 28

    obs.: inicia sempre pela maior quantidade.

  • A dica nesse caso é contar do maior para o menor.