SóProvas


ID
2669449
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão abaixo.


    Nas escolas da Catalunha, a separação da Espanha tem apoio maciço. É uma situação que contrasta com outros lugares de Barcelona, uma cidade que vive hoje em duas dimensões. De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade, fazem fila para entrar nos museus e buscam mesa nos restaurantes. Para a maioria deles, a capital da Catalunha segue seu ritmo normal. Nos bairros afastados do centro turístico, onde se concentram os moradores de Barcelona, todas as conversas tratam da tensa situação política – e há muita divisão em relação à independência. Segundo a última pesquisa feita pelo jornal El Mundo, 33% dos catalães são a favor da criação de um estado independente, enquanto 58% são contra. A divisão pode ser verificada pelas bandeiras penduradas nas sacadas e janelas. Chama a atenção ver as esteladas, como são conhecidas as bandeiras independentistas, disputando o espaço com as bandeiras da Espanha.

     Nesse quadro de cisão, o separatismo tem nas escolas suas grandes aliadas para propagar as ideias nacionalistas. Isso ocorre desde a redemocratização espanhola, no fim dos anos 1970. Antes disso, durante a ditadura comandada pelo general Francisco Franco, que governou a Espanha entre 1938 e 1973, os colégios públicos eram proibidos de ensinar em catalão. Somente os privados ofereciam aulas nessa língua. Em sua maioria, essas escolas tinham perfil inovador e vanguardista, se comparadas às tradicionais escolas católicas da época. Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública e tornaram-se o modelo principal do sistema educacional, que hoje abriga 1,5 milhão de alunos e 71 mil professores. Como a educação pública na Espanha está a cargo dos governos regionais, os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão – que toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas. “A manipulação dos jovens é central para o independentismo catalão. É assim com qualquer movimento supremacista na Europa”, diz a historiadora espanhola Maria Elvira Roca. “É mais fácil convencer estudantes a apaixonarem-se por uma causa do que trabalhadores que estão encerrados num escritório”.

(Época, 13.11.2017. Adaptado)

Ao tratar do movimento separatista catalão, o texto

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C: privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha.

    -Segundo a última pesquisa feita pelo jornal El Mundo, 33% dos catalães são a favor da criação de um estado independente, enquanto 58% são contra. A divisão pode ser verificada pelas bandeiras penduradas nas sacadas e janelas. 

    -Como a educação pública na Espanha está a cargo dos governos regionais, os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão – que toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas. “A manipulação dos jovens é central para o independentismo catalão.

  • Alternativa: "C"

    Trata-se de texto dissertativo expositivo, fundamentado por premissas de dados. O autor, tão somente, apresenta aquilo que é, e não se posiciona ou induz a qualquer conclusão. Razão pela qual, pode-se concluir que ‘privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha’.

  • É assim com qualquer movimento supremacista na Europa”, diz a historiadora espanhola Maria Elvira Roca. “É mais fácil convencer estudantes a apaixonarem-se por uma causa do que trabalhadores que estão encerrados num escritório”.

    GABARITO -> [C]

  • Objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios.

    Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira.

    Gabarito letra C

    fonte:https://www.significados.com.br/

  • Objetividade por demonstrar, também, as duas principais posições, sem aderir a elas

    Abraços

  • Ao tratar do movimento separatista catalão, o texto 

     a) resgata dados da história da dominação franquista na Espanha, com a finalidade de propiciar conclusões favoráveis ao retorno do sistema educacional aos moldes tradicionais.  (ERRADA)

    R: Adotando o ensino Franquista e o contexto de Separatista, em nenhum momento figura o "modelo tradicional" no texto. 

     

     b) mostra-se tendencioso, apontando fatos e dados que levam o leitor a concluir que o objetivo da maioria dos catalães se justifica, em nome da liberdade ideológica. (Errada)

    R: "Nas escolas da Catalunha, a separação da Espanha tem apoio maciço. É uma situação que contrasta com outros lugares de Barcelona, uma cidade que vive hoje em duas dimensões.  (...) Segundo a última pesquisa feita pelo jornal El Mundo, 33% dos catalães são a favor da criação de um estado independente, enquanto 58% são contra. "

    Pelos elementos apresentados, verificamos que o único elemento que contrasta entre os cidadãos são o separativismo, não da liberdade ideológica (o qual em nenhum momento figura no texto).

     

     c) privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha. (C)

    R: Dados objetivos que exprimem a diferença de opiniões e contrastes vividos pela população catalã.

     

     d) apresenta argumentos contraditórios, ao partir de premissas que contrapõem dados sem vínculo lógico, tais como o modo como os catalães e turistas se envolvem na causa. (Errada)

    R: "De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade, fazem fila para entrar nos museus e buscam mesa nos restaurantes. Para a maioria deles, a capital da Catalunha segue seu ritmo normal. Nos bairros afastados do centro turístico, onde se concentram os moradores de Barcelona, todas as conversas tratam da tensa situação política" 

    Não há fragmentos no texto que denotem contrastes de opiniões entre catalães e turistas, apenas a realidade pelo qual eles convivem.

     

     e) relata com subjetividade os princípios dos grupos ideologicamente divididos sobre a causa, enfatizando o argumento da importância dos jovens nas tomadas de decisão. (Errada)

    R: Relata com dados OBJETIVOS (que são dados fáticos).

  • Gab C

    Primeiramente: Barcelona >> real madrid

    Messi>> cr7

     

    Segundamente: privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã isso está demonstrado a partir de "33%"...até "disputando o espaço com as bandeiras da Espanha"

    e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha: os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão – que toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas

  • Nas escolas da Catalunha, a separação da Espanha tem apoio maciço. É uma situação que contrasta com outros lugares de Barcelona, uma cidade que vive hoje em duas dimensões. De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade, fazem fila para entrar nos museus e buscam mesa nos restaurantes. Para a maioria deles, a capital da Catalunha segue seu ritmo normal. Nos bairros afastados do centro turístico, onde se concentram os moradores de Barcelona, todas as conversas tratam da tensa situação política – e há muita divisão em relação à independência. Segundo a última pesquisa feita pelo jornal El Mundo, 33% dos catalães são a favor da criação de um estado independente, enquanto 58% são contra. A divisão pode ser verificada pelas bandeiras penduradas nas sacadas e janelas. Chama a atenção ver as esteladas, como são conhecidas as bandeiras independentistas, disputando o espaço com as bandeiras da Espanha.

    EQUEMATIZANDO O TEXTO:  1 §  UM LADO A ESPANHA TEM APOIO E O OUTRO NÃO. UM LADO TEM MUITOS TURISTAS PARA VER PONTO TURISTICO  CIDADE DE CATALUNHA.

    ESQUEMATIZANDO:  2 § 

    Nesse quadro de cisão, o separatismo tem nas escolas suas grandes aliadas para propagar as ideias nacionalistas. Isso ocorre desde a redemocratização espanhola, no fim dos anos 1970. Antes disso, durante a ditadura comandada pelo general Francisco Franco, que governou a Espanha entre 1938 e 1973, os colégios públicos eram proibidos de ensinar em catalão. Somente os privados ofereciam aulas nessa língua. Em sua maioria, essas escolas tinham perfil inovador e vanguardista, se comparadas às tradicionais escolas católicas da época. Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública e tornaram-se o modelo principal do sistema educacional, que hoje abriga 1,5 milhão de alunos e 71 mil professores. Como a educação pública na Espanha está a cargo dos governos regionais, os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalãoque toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas. “A manipulação dos jovens é central para o independentismo catalão. É assim com qualquer movimento supremacista na Europa”, diz a historiadora espanhola Maria Elvira Roca. “É mais fácil convencer estudantes a apaixonarem-se por uma causa do que trabalhadores que estão encerrados num escritório”.

     

    LETRA C privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha. Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública e tornaram-se o modelo principal do sistema educacional os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão – que toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas

     

  • As proposições são precipuamente OBJETIVAS porque a redação da revista apenas apresentou fatos e dados, não tomando nenhum posicionamento, valendo-se de estatísticas, acontecimentos históricos e argumentos de especialistas que compreendem os lados pró e contra o separatismo, sem se pender para um dos lados, reafirma-se.

  • O texto, na minha visão, não é objetivo, porque o recorte dos dados apresentados ao final deixa clara a posição da autora de não concordar com os "separatistas". Ao afirmar que os dirigentes das escolas são "escolhidos a dedo" pelos governos catalães e, ainda, usar da fala de uma historiadora para falar em "manipulação de estudantes", está evidente, a meu ver, o direcionamento da informação.

    Acredito que a objetividade se perde porque a fala conclusiva deveria conter mais de uma fala, e não apenas aquela dos contrários aos catalães. 

    Errei lindamente essa questão, acredito que erraria novamente se me deparasse com outra semelhante. Pessoalmente, não tenho uma posição sobre o problema do separatismo na Espanha, mas não visualizei no texto a preocupação com a imparcialidade, mas sim com a colocação de um ponto de vista. Enfim, o texto está mais para uma petição do que para um relatório.

  • Tenho medo de juízes que acertaram essa questão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Desculpa, Vunesp, mas eu não chamo isso de OBJETIVIDADE.

  • Leta 'c' é a correta. TÁ SEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRRTOOOOOOOOOOO. Tá muito objetivo mesmo. Bando de sem vergonhas!

  • ALTERNATIVA A – ERRADO – A menção ao período de dominação franquista não tem por objetivo defender a volta do ensino tradicional. O objetivo é mostrar que as escolas catalãs hoje são centros de irradiação das ideias independentistas entre os jovens.

    ALTERNATIVA B – ERRADO – O texto deixa claramente exposta a divisão quanto à independência entre os próprios catalães, não tomando partido de uma corrente ou outra. O que o texto se limita a dizer é que o sentimento independentista é propagado sobretudo entre os jovens pelas escolas.

    ALTERNATIVA C – CERTO O texto se limita a expor opiniões acerca do movimento separatista e aponta a utilização das escolas pelo governo catalão como estratégia para se alcançar a independência.

    ALTERNATIVA D – ERRADO – Não se trata de inexistência de vínculo lógico. Apenas o autor contrasta a realidade dos turistas, mais preocupados com entretenimento, com a dos moradores, divididos quanto à possibilidade de os catalães se tornarem independentes.

    ALTERNATIVA E – ERRADO – O texto não faz um relato subjetivo. Predomina sim a objetividade na descrição dos motivadores que levam os catalães a defenderem a independência.

  • o segredo dessa p*** é dar uma de maluco

  • Segundamente: privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã isso está demonstrado a partir de "33%"...até "disputando o espaço com as bandeiras da Espanha"

    e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha: os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão – que toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas