SóProvas


ID
2669947
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na implantação do serviço de VoIP, o Analista especializado em Tecnologia da Informação deve selecionar vários protocolos verticalizados para prover os diferentes níveis e tipos de serviços de comunicação. Um desses protocolos, pertencente à camada de Aplicação do modelo OSI, é utilizado pelos terminais para o transporte fim a fim em tempo real de pacotes de mídia de voz. Esse protocolo é o

Alternativas
Comentários
  • RTP - Real-time Transport Protocol

    Protocolo de Transporte em tempo real

    É tratado como um programa aplicativo e é encapsulado num datagrama UDP de usuário.

    Não há nenhuma garantia especial sobre entrega, e pacotes podem ser perdidos, atrasados, adulterados etc.

    Não tem confirmação e nenhum mecanismo para solicitar retransmissões.

    Não fornece QoS

     

    Autores: Tanenbaum , Kurose e Forouzan

  • Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de código aberto de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).[1]

    SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

     

    Wikipedia

  • RTP não é camada de transporte?

  • Áudio e vídeo são encapsulados no protocolo RTP -> Camada de Aplicação -> portas 5004 e 5005/UDP

  • RTP : envio

    RTCP: Controle

     

  • O RTP (Real-time Transfer Protocol) é um protocolo de transporte implementado na camada de aplicação. Para aplicações multimídia em tempo real foi criado um protocolo genérico para as diversas aplicações de áudio e vídeo.

    Fonte: Teleco

  • Então Casas Bahia, ele é de aplicação mesmo.

  • Gabarito C

    RTP é um protocolo utilizado para o transporte de mídias contínuas de tempo real em uma conexão ponto a ponto, como áudio, vídeo ou dados de uma simulação. Pode ser usado não somente em uma comunicação ponto a ponto mas também pode ser usada em uma comunicação multidestinatária utilizando um endereço IP da faixa reservada para grupos multicast (transmissão multidestinatária). Este protocolo não reserva recursos nem garante qualidade de serviço (QoS), porém ele é freqüentemente utilizado em paralelo com o RTCP (RTP Control Protocol) permitindo que haja uma certa monitoração da comunicação. O uso deste protocolo será descrito na sessão seguinte deste documento. RTP e RTCP são utilizados paralelamente mas os pacotes de cada protocolo são transmitidos de forma independente.

    Diferentes tipos de mídia serão enviados em diferentes sessões de RTP mesmo que façam parte da mesma comunicação. Por exemplo, em uma videoconferência são transmitidos dois tipos de mídia (áudio e vídeo), os pacotes de áudio serão transmitidos por uma sessão RTP enquanto os pacotes contendo as imagens serão transmitidas por uma sessão RTP completamente diferente e independente.

    O protocolo RTP ainda leva em consideração a possibilidade de haver receptores que queiram receber a mídia em um formato diferente dos demais. Alguns podem ter a sua disposição maiores bandas ou conexões de alta velocidade, não seria adequado forçá-los a receber vídeos e áudios de qualidade reduzida por causa da conexão dos demais participantes. Nestes casos o protocolo usa um Misturador (Mixer). Este é posicionado perto de locais da rede com bandapassante reduzida. Ele toma as mídias dos pacotes que chegam neste ponto, resincroniza-os e gera um único pacote com as mídias reconstruídas, mantendo uma identificação das fontes que contribuíram para esta comunicação, de modo que as informações corretas sejam recebidas pelos receptores corretos.

    Outro componente utilizado pelo RTP é um tradutor (Translator). Este é utilizado quando um usuário se encontra bloqueado para pacotes, como por exemplo atrás de um Firewall ou em comunicações entre participantes utilizando IP e UDP. Um tradutor é posicionado de cada lado da barreira, o primeiro receberá o pacote e o traduzirá para um formato que tenha permissão de passar, o segundo tomará esta forma traduzida, a transformará da forma necessária para entendimento dos receptores e transmitirá adiante seja para um único destino (unicast) ou multidestinatária (multicast).

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Tem banca que coloca o RTP em camada de transporte, mas não é correto pois o RTP fica na área de Usuário recebendo a mídia para depois ser tudo empacotado no UDP (por exemplo).

    Segundo o Tanenbaum 5. edição, o RTP gera essa confusão, mas ele indica que o mais adequado seria na camada de Aplicação !

  • udp = transporte

    aplicação = http, smtp, ftp, bitorrent e o carai todo.

  • gaba C

    para aqueles que são leigos(como eu) vou tentar mais ou menos explicar.

    imagine uma chamada de voz no teu whatsApp. Perfeito. Haverá ali uma comutação de pacotes, diferente da telefonia tradicional(o seu telefone de casa)que tem comutação de circuitos. Pois bem, para se iniciar essa chamada tu clica naquele ícone verde na tela do seu cel para discar, essa inicialização é feita tradicionalmente pelo SIP (h323 também faz, mas não é o mais usado), pois bem o SIP vai iniciar a sessão e assim que o usuário do outro lado aceitar o RTP é que faz o transporte PARA A REDE. Ele pega tua voz, tua imagem e joga pra rede para que o UDP transporte para o outro dispositivo.

    bem.. é mais ou menos isso, perdoe se houve algum equívoco, mas tentei ser o mais didático possível.

    SIP ----> abre a sessão de comunicação

    RTP -----> Transfere a voz e dados multimídias

    ambos ficam na camada de aplicação no protocolo TCP/IP

    pertencelemos!

  • Gabarito: C.

    O RTP (Real-Time Transport Protocol) é um protocolo desenvolvido para gerenciar a transmissão de tráfego em tempo real na Internet. O RTP não suporta mecanismos de entrega (multicast, números de portas e assim por diante); ele tem que ser usado em conjunto com o UDP. O RTP se situa entre o UDP e o programa aplicativo. As principais contribuições do RTP são recursos de timestamp (registro de horas), sequenciamento e mixagem.

    Fonte: Forouzan (2011), Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4a ed.

    Bons estudos!

  • só retificando o gab do amigo. como o latrocinio é crime hediondo, o prazo nao é de 5 dias, mas sim de 30 dias

  • RTP = utilizado para dar suporte a aplicações interativas em tempo real, é comumente encapsulado para transporte em segmentos UDP.