SóProvas


ID
2669953
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A definição de uma política de backup deve estar atrelada com a política de segurança da empresa e precisa considerar a criticidade da informação, a quantidade de dados, a periodicidade e o tempo de realização do backup, a forma de armazenamento, entre outros fatores. Considerando a política de backup para a recuperação de dados, no caso de perda de dados acidental pelos usuários como fator principal, o armazenamento deve ser feito em

Alternativas
Comentários
  • Firewire (também conhecido como i.LinkIEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial, criada pela Apple, Inc., para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo, que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. Pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI.
    Wikipedia


     

  • O eSATA (external SATA) é um padrão de conector SATA externo, que mantém a mesma velocidade de transmissão. As placas-mãe mais recentes já estão vindo com conectores eSATA embutidos, mas também é possível utilizar uma controladora PCI Express, ou mesmo PCI.

    https://www.hardware.com.br/termos/esata

  • Quem marcou D? sabe dizer o erro das outras?

  • no caso de perda de dados acidental pelos usuários como fator principal, o armazenamento deve ser feito em drivers de discos externos conectados ao servidor via eSATA, pois esses arquivos com certeza não são vitais à empresa, se fossem teriam backup feito fora da organização...

  • Infelizmente Gabarito letra D, a FCC forçou a barra, a ISO 27002 na seção 12 Segurança das Operações possui um controle para tratar da proteção contra perda de informação, ou seja, fazer backup peridicamente e armezena-ló em local seguro e fisicamente distante, creio que a FCC salva as notas dos concursos e todos os seus processos criticos no HD do "menino da informática". Ainda se referindo a ISO 27002 na seção 8 - Gerenciamento de Ativos há controles para tratar sobre midias removeis que um dos ativos da informação, não me lembro de ter visto na norma que os usuários podem ficar conectando HD externos para fazer os backups de "seus arquivos importantes", só se, essa Politica de Segurança da Informação, for a que a FCC usa nas suas instalações, ou seja, o funcionario da FCC decide o que é importante pra ele e leva o hd externo dele e faz o backup dele. Parabéns para FCC! Esse tipo de questão não tem jeito de engolir, vou errar sempre.

  • Alguém saberia indicar a fonte dessa questão? 

  • Gente, indiquem essa questão para comentário. Algum professor tem que explicar isso. Errei e não entendi

  • Vou começar a salvar as escorregadas da FCC no meu Google "DriveRRR", uahhuahuahua

     

     

     

    A questão deveria ser anulada ou ter o gabarito modificado, pois fez uma confusão comum.

     

    Conforme definido no Dicionário Michaelis:

     

    driver -  Programa ou rotina utilizada como interface e para gerenciar um dispositivo de entrada ou saída, ou outros periféricos; manipulador de dispositivo.

     

    drive = acionador (Dispositivo mecânico, elétrico ou eletrônico, destinado a fornecer os comandos necessários ao transporte de fitas magnéticas, disquetes etc.)

     

     Já conforme definido em artigo do site tecmundo, um driver:

     

    "atua como um verdadeiro controlador, transmitindo e interpretando dados entre o sistema operacional e uma peça de hardware" e

    "um drive é um componente físico da sua máquina que serve como uma unidade de armazenamento".

     

    O gabarito (letra D) afirma que o armazenamento do backup deve ser feito nos softwares que controlam os HDs externos (drivers), e não nos HDs propriamente ditos (drives), o que é claramente impossível.

     

    O objetivo da questão parece ter sido, das duas uma:

     

    OU avaliar a razoabilidade da escolha do suporte e local de armazenamento do backup levando-se em consideração o uso e a criticidade dos dados que poderiam ser perdidos acidentalmente pelos usuários, e a resposta favoreceu a proximidade física, ou a solução mais "prática" (nesse caso o gabarito poderia ser E);

     

    OU afirma, de uma maneira torta, que para que os dados possam ser perdidos acidentalmente pelos usuários, é mais provável que estejam armazenados em HDs externos diretamente conectados ao servidor, que é o local mais "exposto" dentre as alternativas possíveis (FireWire na nuvem obviamente não é uma delas).

     

    A primeira hipótese é a mais provável, mas enquanto algúem não encontrar alguma fonte específica para a questão que fale em HDs externos e centros de dados, continuarei achando a questão vaga e pouco representativa para uma avaliação do conhecimento dos candidatos.

     

    Obs.: Lembre-se de que HD também é um exemplo de dispositivo de entrada e saída

     

    Fontes:

    http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=driver

    http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=drive

    http://michaelis.uol.com.br/busca?palavra=acionador&r=0&f=0&t=0

     

    https://www.tecmundo.com.br/driver/10909-qual-a-diferenca-entre-drive-e-driver-.htm

  • FCC sendo FCC e fazendo questão cagada...

  • A chave da questão está nesses termos "a recuperação de dados, no caso de perda de dados acidental pelos usuários como fator principal".

    Em caso de perda acidental, ou seja, uma exclusão acidiental de um documento no FileServer, o fator mais importante para a sua "recuperação de dados" é sem dúvidas a "velocidade da recuperação" ou seja (o equipamento que recuperará as informações perdidas mais rapidamente).

    Se ele tivesse falando em garantia do backup, segurança do backup, desastres...  aí sim, seria muito mais importante que este fosse feito em local distante.

    Em um ambiente de produção existem backups em vários níveis, tanto na rede SAN interna, como em um site distante pela nuvem ou ainda em uma fita magnética, cada uma das estratégias com suas vantagens e desvantagens.

  • A uma instalação física distante do centro de dados: para  caso de perda de dados acidental pelos usuários, não há necessidade. Backup geograficamente distante é indicado para mitigar riscos de catástrofes.

    B dispositivos na nuvem com conexão FireWire: firewire é um barramento semelhante ao USB, não faz sentido associá-lo a nuvem.

    C um centro de dados fora da empresa.: mesmo raciocínio da letra A

    D drivers de discos externos conectados ao servidor via eSATA.: eSata está em desuso, devido ao excelente desempenho do USB, mas pode ser usado um hd externo com a conexão eSata para fazer a cópia de seus arquivo, além disso a recuperação dos arquivos é bastante prática e fácil. Esse é o gabarito.

    E um sistema de fita magnética instalado no centro de dados: sistema de fita magnética? o que existe são fitas LTO, usadas em servidores para realizar backup dos arquivos

  • Questão ridícula, não tem cabimento essa resposta.
  • Complicado é estudar e se preparar bastante... e se deparar com uma questão dessas na prova.