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VALORES-NOTÍCIA TRAQUINA
Seleção:
a “morte”, a “notoriedade”, a “proximidade”, a “relevância”, a “novidade”, o “tempo” (atualidade), a “notabilidade”, o “inesperado”, o “conflito” (ou controvérsia), a “infração” e o “escândalo”.
Critérios contextuais:
a “disponibilidade”, o “equilíbrio”, a “visualidade”, a “concorrência” e o “dia noticioso”.
Construção da notícia:
“simplificação”, a “amplificação”, a “relevância”, a “personalização”, a “dramatização”, e a “consonância”.
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Gab. E
Nelson Traquina em Teorias do Jornalismo - Volume II:
Notoriedade (pág. 79)
(...) a celebridade ou a importância hierárquica dos indivíduos envolvidos no acontecimento tem valor como notícia.
Notabilidade (pág. 82)
(...) é a qualidade de ser visível, de ser tangível. (...) tem que acontecer qualquer coisa de específico que tenha uma forma evidente, tem que haver qualquer aspecto manifesto.
Disponbilidade (pág. 88)
(...) é a facilidade com que é possível fazer a cobertura do acontecimento. A questão que a empresa jornalística coloca é quais são os meios que a cobertura jornalística exige, bem como qual é o dispêndio requerido, colocando implicitamente a pergunta se o valor-notícia desse acontecimento justifica esse dispêndio (...).
Consonância (pág. 92)
(...) quanto mais a notícia insere o acontecimento numa "narrativa" já estabelecida, mais a possibilidades a notícia tem de ser notada. (...) a notícia deve ser interpretada num contexto conhecido, pois corresponde às expectativas do receptor.
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letra e
Notoriedade: Quanto maior for a celebridade ou importância hierárquica dos indivíduos envolvidos no acontecimento maior será o valor-notícia.
Notabilidade: Acontecimentos visíveis ou tangíveis têm mais valor-notícia.
Disponibilidade: Facilidade para fazer a cobertura do acontecimento. Análise dos meios e custos que a cobertura exige.
Consonância: O jornalista insere novidades num contexto ou numa história já conhecida para facilitar a compreensão pelo público.
São nove os valores-notícia de seleção em termos de critérios substantivos elencados por Nelson Traquina (2008, p. 79-88) com base na distinção inicial de Mauro Wolf (2003):
a “morte”, a “notoriedade”, a “proximidade”, a “relevância”, a “novidade”, o “tempo” (atualidade), a “notabilidade”, o “inesperado”, o “conflito” (ou controvérsia), a “infração” e o “escândalo”.
Já os valores-notícia em termos de critérios contextuais somam cinco: a “disponibilidade”, o “equilíbrio”, a “visualidade”, a “concorrência” e o “dia noticioso”.
Finalmente, os chamados valores-notícia de construção – conceitualmente, aqueles que tratam dos “critérios de seleção dos elementos dentro do acontecimento dignos de serem incluídos na elaboração da notícia” (TRAQUINA, 2008, p.91) – somam seis: a “simplificação”, a “amplificação”, a “relevância”, a “personalização”, a “dramatização”, e a “consonância”.
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Valores-notícia são critérios que auxiliam na seleção do que
é interessante, relevante e significativo para ser transformado em notícia, e
que direcionam a construção do discurso informativo.
I – Notoriedade: Quanto maior for a celebridade ou
importância hierárquica dos indivíduos envolvidos no acontecimento maior será o
valor-notícia.
II – Notabilidade: Acontecimentos visíveis ou tangíveis, que
tenham uma forma evidente e/ou que tenha um aspecto manifesto, têm mais
valor-notícia.
III – Disponibilidade: Facilidade para fazer a cobertura do
acontecimento. Análise dos meios e custos que a cobertura exige.
IV – Consonância: O jornalista insere novidades num contexto
ou numa história já conhecida para facilitar a compreensão pelo público.
Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa E
é a certa (notoriedade, notabilidade,
disponibilidade e consonância).
Gabarito do Professor: Letra E.
Bibliografia:
- Traquina, Nelson.
Teorias do Jornalismo, Volume II: A tribo jornalística – uma comunidade
interpretativa transnacional, 2. ed. Florianópolis: Insular, 2008.