SóProvas


ID
2670154
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na configuração atual do Sistema Financeiro Nacional, a instituição responsável pela regulação do mercado acionário, de debêntures e de commercial papers é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

    A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.

    Obtenha mais detalhes sobre o Regimento Interno da CVM, acesse a Portaria do Ministério da Fazenda nº 327/77.

    Em 2013, a CVM reformulou sua estratégia institucional e lançou o seu atual Plano Estratégico, reafirmando valores e propósito e definindo os Objetivos Estratégicos com projeção para 2023. Acesse o documento em Plano e Indicadores e obtenha mais informações a respeito da estratégia da instituição.

    Para mais informações institucionais, consulte o menu lateral Acesso à Informação CVM.

     

    http://www.cvm.gov.br/menu/acesso_informacao/institucional/sobre/cvm.html

     

     

    A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

    Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

    Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.

  • Falou em debêntures, ações,fundo de pensão, BOVESPA, mercado de capitais, vai na fé que diz respeito à C.V.M.

  • Questão está filtrada em produtos e serviços bancários.

  • Gabarito: letra B

    Commercial papers São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

    As commercial papers podem ser transferidos de titularidade mediante endosso em preto, e os custos de emissão são, em geral, formados pelos juros pagos aos aplicadores, comissões e despesas diversas, tais como publicações, taxas de registro na CVM, e outros.

  • Ações, debêntures e commercial papers são papéis negociados no mercado de capitais.

    Como tal, sua regulação é de competência da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

    GABARITO: B

  • •CMN (Conselho Monetário Nacional) - é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País. Composição: Ministro da Economia (presidente do Conselho); Presidente do Banco Central; Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

    •CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - tem a finalidade de: incentivar a poupança em capital social das empresas; Autorizar; Disciplinar; Normatizar; E fiscalizar o funcionamento de todas as partes que participam deste mercado. Aplica punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, porém sem subordinação hierárquica. Gabarito: b.

  • •BCB (Banco central do Brasil) - principal executor das orientações do CMN e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: - zelar pela adequada liquidez da economia; - manter as reservas internacionais em nível adequado; - estimular a formação de poupança; - zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Dentre suas atribuições estão: 1- emitir papel-moeda e moeda metálica; 2- executar os serviços do meio circulante; 3- receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; 4- realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; 5- regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; 6- efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; 7- exercer o controle de crédito; 8- exercer a fiscalização das instituições financeiras; 9- autorizar o funcionamento das instituições financeiras; 10- estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; 11- vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e 12- controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

    •BB (Banco do Brasil) – É uma S.A. de capital misto, cujo controle acionário é feito pela União. É o principal agente financeiro do Governo Federal. Suas 3 principais funções são: 1- Agente financeiro do governo federal na execução da política creditícia e financeira; 2- Banco comercial; 3- Banco de investimento e desenvolvimento.

    •MF (Ministério da Fazenda) - O Ministério da Fazenda foi extinto em 1 de janeiro de 2019 por meio da Medida Provisória 870/2019, O MF, o MP, o MDIC e o MTrab foram transformados em Ministério da Economia (ME) e suas funções foram por ele absorvidas. É o principal responsável por organizar a maneira como o Governo Federal gasta e arrecada NOSSOS recursos financeiros. principais áreas de atuação do Ministério da Economia: 1- crédito; 2-instituições financeiras;3- moeda;4- contabilidade governamental; 5- fiscalização financeira, tributária e da dívida pública; 6- questões previdenciárias; 7- negociações internacionais de cunho econômico e de comércio exterior.

  • Debêntures são valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo da companhia.

  • B. Essa foi de lambuja.

  • CVM protege os acionistas.

    BACEN protege os clientes.

    Simples assim.

  • VALORES IMOBILIÁRIOS DE RESPONSABILIDADE DA CVM: AÇÕES, DEBENTURES, NOTAS PROMISSÓRIAS, COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTOS, DERIVATIVOS, OPÇÕES, MERCADO A TERMO, MERCADO FUTURO, SWAP.

  • cara... a palavra de hj é lambuja.