SóProvas


ID
2670157
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A principal característica que distingue um banco de investimento de um banco de desenvolvimento é que, diferentemente do primeiro, um banco de desenvolvimento

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

     

    https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bd.asp

  • LETRA C CORRETA


    Bancos de desenvolvimento

     

    Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede 


  • A letra C diz que "é, GERALMENTE, de capital público e objetiva financiar projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social de uma região ou país." Ora, o "geralmente" está mesmo correto? Acreditava que os Bancos de Desenvolvimento eram somente públicos.

    Alguém pode me tirar essa dúvida?

  • Bancos de desenvolvimento são restristos a um estado. E a questão fala em uma região ou país. Muito estranho, pra mim estaria errada

  • Marcelo H, os Bancos de Desenvolvimento são, de fato, Bancos Publicos, você tem razão, porém, no meu entendimento, quando a banca disse " geralmente de capital publico, ela referia-se à forma de captação, pois no caso destes bancos, a forma de captar recursos vem de repasses, fundos e empréstimos.Seria isso?

  • Geralmente dá medo...

  • Bancos de Desenvolvimento são instituições financeiras públicas não federais que têm como objetivo principal proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social de seus Estados.

    Bancos de Desenvolvimento não captam recursos por meio de depósitos à vista – não são instituições financeiras bancárias – e são sujeitos, como todas as instituições financeiras, aos mecanismos legais de regulação do sistema financeiro.

    GABARITO: C

  • a) Errado. Bancos de desenvolvimento são instituições exclusivamente públicas.

    b) Errado.

    c) Certo.

    d) Errado. Bancos de desenvolvimento, sendo instituições não monetárias, não captam depósitos à vista.

    e) Errado. Sendo operadores, são regulados e fiscalizados pelas entidades do SFN, assim como as demais instituições.

    Resposta: C

  • Bancos de investimento

    Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

    Bancos de desenvolvimento

    Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

    https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbi.asp

    https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbd.asp

  • A letra C não é nenhum, pois embora bancos de investimento possuam contas, estas não são correntes e portanto não podem ter depósitos às vista. Bem como acontece com os de desenvolvimento (não captam depósitos do público)

  • esse geralmente aí caberia recurso .

  • não são estaduais? como assim " ou país"?

  • É, geralmente, de capital público e objetiva financiar projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social de uma região ou país.

  • Ao meu ver a questão não tem nenhuma resposta.

  • É, geralmente, de capital público e objetiva financiar projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social de uma região ou país.

  • Ao meu ver, você não tem que querer ensinar a banca o que deve ou não, você deve marcar a questão quer a banca quer, pois nosso objetivo é acertar a questão, independentemente se dará recurso ou não. Isso a gente vê depois, mas na hora da prova, é marcar a que ela (banca) quer. E eu li a questão e por eliminação só pode ser a letra C, se dá recurso ou não, aí é outra situação. Abraços.