SóProvas


ID
2670193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em muitas metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, enchentes são um problema constante, principalmente no verão, quando a pluviosidade, geralmente, se intensifica. Para evitar o problema, os gestores devem conhecer e controlar o sistema sedimentológico dos rios e canais e criar políticas públicas que possam recuperá-los.


Nesse sentido, a recuperação de um canal fluvial consiste em

Alternativas
Comentários
  • Recuperar...retornar às condições anteriores. (errei, mas dava pra acertar)

  • Resposta: C

    Pode ser justificada por meio do texto abaixo, que oferece informações relevantes para a compreensão da problemática apresentada.

     

    Tendo em vista as modificações ocorridas na morfologia do canal e os elevados níveis de poluição das águas, sugere-se recomendações que darão continuidade à esta pesquisa, possibilitando a recuperação de parte das características naturais do canal.

    a) Continuidade do monitoramento da capacidade do canal, uma vez que o contínuo assoreamento é um dos responsáveis pela ocorrência de cheias e inundações locais.

    b) Reabilitação da estação fluviométrica do Jardim Botânico, desativada em julho de 1979, que fornecerá dados relativos à vazão e à velocidade do fluxo.

    c) Avaliar a proporcionalidade de tamanho das seções transversais da nascente até a lagoa Rodrigo de Freitas eliminando os estrangulamentos em trechos do canal que favorecem o transbordamento e a erosão das margens em períodos chuvosos.

    d) Instalação de estações sedimentométricas que registrem o comportamento e a distribuição dos sedimentos ao longo do canal, para que seja possível identificar os processos atuantes, no que se refere ao fornecimento de material para o leito.

    e) Reconstituição das áreas marginais ocupadas por casas, principalmente à montante, através da fixação da mata ciliar, importante para promover a estabilidade do canal e a reconstituição do ecossistema.

    f) Instalação de estações de monitoramento de qualidade da água com o propósito de identificar os locais mais críticos quanto à poluição. Avaliação da rede de esgoto não só identificando a rede atual como a rede clandestina, promovendo soluções junto aos orgãos públicos.

    g) Intensificação do trabalho de conscientização da população, já iniciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sobre a importância da preservação dos ambientes fluviais e do desenvolvimento sustentável.

    h) Avaliação do nível de saúde da população local através de pesquisas e entrevistas Sendo assim, a viabilização de projetos e planos de gestão para áreas degradadas, baseiase em estudos preliminares, havendo porém, a necessidade de disposição e interesse políticos para que finalmente possam ser postos em prática.

     

    Fonte: http://www.journals.usp.br/geousp/article/viewFile/74065/77707

  • Nesta questao vejo logica, nao atualidades. 

  • Gente, socorro. É Geografia ou atualidades?