A A ninidrina reage com aminoácidos produzindo um produto de reação de cor roxa chamado "Púrpura de Ruhemann". É útil em superfícies porosas, especialmente papel. O tempo de revelação é de até 10 dias, mas pode ser acelerado através da aplicação de calor e umidade. A ninidrina deve ser usada depois do iodo e antes do nitrato de prata. A ninidrina não é útil em itens que foram expostos à água.
B - GABARITO Os pós aderem tanto a depósitos de água quanto de gordura. Eles são geralmente muito úteis em impressões "frescas" (que aconteceram recentemente). Deve-se usar um pó que tenha contraste com o fundo. São úteis em qualquer superfície seca, relativamente macia, não aderente. Deve ser usado após fluorescência a laser. Pode ser usado antes da ninidrina e depois do cianoacrilato. Os resultados podem variar de acordo com o perito. Levante as impressões reveladas por meio de técnicas de fotografia ou métodos convencionais.
C Se fosse marcas com sangue, graxa ou algum outro tipo de veículo que não deixasse a impressão latente, não precisaria utilizar qualquer método de revelação.
D Fitas adesivas além de fácies e práticas apresentam bons resultados.
E Os vapores de cianoacrilato reagem (polimerizam) com águas e outros possíveis componentes das impressões digitais para formar um depósito duro e esbranquiçado. É muito útil na maioria das superfícies não porosas e algumas superfícies porosas. O cianoacrilato produz excelentes resultados em isopores e sacos plásticos. É necessário aplicar pó sobre as impressões reveladas ou então tratá-las com corantes fluorescentes, como o ardrox e o amarelo básico para realçá-las.
Fonte:
http://www.forensicsbrasil.com.br/catalogos/sirchie/impressoes_latentes.pdf
http://appes.com.br/v2/wp-content/uploads/2010/10/rev_imp_lat_3.pdf