-
Princípio da Transferência ou Observação: “Todo contato deixa uma marca” - Em locais de crime nem sempre é fácil a detecção de vestígios, sem contar que em muitos casos os próprios autores produzem alterações consideráveis na cena, exatamente, para dificultar o trabalho do perito. Em alguns casos, esses vestígios só podem ser detectados através de análises microscópicas, ou, através de aparelhos de alta precisão. Mas, é preciso ter em mente que não pode haver uma ação que não deixe marcas de provas.
Edmond Locard, em 1892, introduziu em seu trabalho intitulado "A investigação Criminal e os métodos ciêntíficos" a teoria: "através do contato entre dois itens, haverá uma permuta".
-
"Um dos princípios fundamentais da forense é o Princípio da Troca de Locard. De acordo com esse princípio, qualquer um, ou qualquer coisa, que entra em um local de crime leva consigo algo do local e deixa alguma coisa para trás quando parte. No mundo virtual dos computadores, o Princípio da Troca de Locard ainda é válido (ou pelo menos parte dele): onde quer que o intruso vá ele deixa rastros. Tais rastros podem ser extremamente difíceis ou praticamente impossíveis de serem identificados e seguidos, mas eles existem. Nesses casos, o processo de análise forense pode tornar-se extremamente complexo e demorado, necessitando do desenvolvimento de novas tecnologias para a procura de evidências. Toda e qualquer informação digital capaz de determinar que houve uma intrusão ou que provenha alguma ligação entre o invasor e a vítima ou entre a invasão e o atacante, poderá ser considerada como uma evidência. O investigador deve ser capaz de identificar as evidências através das informações previamente coletadas por ele".
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/forense/reconhec....
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Gente umbora notificar os erros na classificações, isso muitas vezes atrapalha no estudo e as vezes vc não acha o assunto por está classificado errado.
-
PRINCÍPIO DA OBSERVAÇÃO: conhecido também como Princípio da Troca de Locard. “Todo contato deixa uma marca”
-
princípio da troca de locard, mas na alternativa correta chama de transferência, aí lasca o candidato!
-
Letra A)
Fundamentos da criminalística
PRINCÍPIO DA OBSERVAÇÃO: Conhecido também como Princípio da Troca de Locard. “Todo contato deixa uma marca”.
PRINCÍPIO DA ANÁLISE: Metodologia científica -> “a análise pericial deve sempre seguir o método cientifico”;
PRINCÍPIO DA INTERPRETAÇÃO (INDIVIDUALIDADE): “dois objetos podem ser indistinguíveis, mas nunca idênticos” (também conhecido como Princípio de Kirk);
PRINCÍPIO DA DESCRIÇÃO: “o resultado de um exame pericial é constante com relação ao tempo e deve ser exposto em linguagem ética e juridicamente perfeita”;
PRINCÍPIO DA DOCUMENTAÇÃO: Cadeia de custódia da prova material. “Toda amostra deve ser documentada, desde seu nascimento na cena do crime até sua análise e descrição final, de forma a se estabelecer um histórico completo e fiel de sua origem”.
-
Nunca vi uma questão com este tipo de questionamento. Uma dúvida humilde: é tema de Medicinal Legal ou Criminística???
-
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRIMINIALÍSTICA: D.O.I.D.A.
DOCUMENTAÇÃO: todo vestígio coletado deve ser documentado de acordo com o previsto na Cadeia de Custódia, desde seu nascimento até seu descarte.
OBSERVAÇÃO: postulado por Edmond Locard, diz que "Todo contato deixa uma marca."
INTERPRETAÇÃO: conhecido também como princípio da Identidade ou Princípio de Kirk. Diz que dois objetos podem ser idênticos num primeiro olhar, mas nunca serão iguais de fato
DESCRIÇÃO: o resultado da perícia deve ser constante ao longo do tempo, isto é, algo observado hoje e observado amanhã devem levar sempre à mesma conclusão. (Desdobramento do Princípio da Análise)
ANÁLISE: a perícia deve sempre seguir o metódo científico, sem espaço para opiniões e achismos.