SóProvas


ID
2670868
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O que são livores cadavéricos ou manchas de hipóstase?

Alternativas
Comentários
  • "Na morte, o sangue, pela gravidade, vai-se depositar nas partes de declive, e daí surgem as manchas de hipóstase ou livores cadavéricos. O surgimento deste fenômeno varia, no entanto, com certas condições, como na desnutrição, nas anemias agudas, entre outras, não havendo, assim, uma cronologia exata. Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 h post mortem. Nesse espaço de tempo, com a mudança de decúbito, esses livores podem mudar de posição" 
    (in Estimation of postmortem interval based on the spectophotometric analysis of postmortem lividity, Leg Med (Tokyo), 2010.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • GABARITO C

    Livores Cadavéricos ou Hipostáticos: São manchas arroxeadas resultantes do acúmulo de sangue no interior dos vasos sanguíneos nas regiões de maior declive do cadáver.

    A pressão intravascular cai à zero tão logo se dá a parada da circulação sanguínea. Assim, a única força que continua a atuar sobre o sangue é a de gravidade, atraindo-o para as partes mais baixas do corpo, ou seja, aquelas que se situam próxima ao solo. Essa migração do sangue leva ao aparecimento de pequenas áreas circulares avermelhadas, livores, em zonas separadas, que vão aumentando até constituírem uma mancha extensa.

    Fonte: André Uchoa

  • GABARITO C

    a.      Livores cadavéricos/Livor mortis/Livores Hipostáticos/Hipóstases viscerais: representa a mudança de coloração que surge na pele dos cadáveres, decorrente do depósito do sangue estagnado pela ação da gravidade, nas partes mais baixas do corpo, e que indicam sua posição original. Apresentam-se em forma de placas e permanecem até o surgimento da putrefação. Tem importância para determinar se houve ou não manipulação do cadáver. Trata-se da cessação da circulação sanguínea. São da seguinte ordem:

                                                                 i.     Livores médios – pequenos pontos nos membros inferiores (de 0 a 30 minutos);

                                                                ii.     Livores móveis – manchas espalhadas nos membros inferiores (de 30 minutos a 4 horas);

                                                              iii.     Livores começam a se fixar da 4º a 12º hora;

                                                              iv.     Livores se fixam a partir da 12º hora.

    OBS – livor desaparece com a pressão exercida sobre a pele, a equimose não.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • LIVOR mortis/cadavérico/MANCHAS DE HIPÓSTASE (DIFERE DE MANCHA VERDE ABDOMINAL): nas regiões de declive, devido ao acúmulo sanguíneo por atração gravitacional. Apresentam-se na forma de placas geralmente de cor violácea.

    3h: manchas esparsas, 6/8h: há a difusão, 8/12h: as manchas ficam FIXAS e são visíveis; desaparecendo com o início da PUTREFAÇÃO;

    TÉCNICA DE BONNET: corta-se a pele e o sangue pinga, diferente nas equimoses, em que o sangue fica dentro dos tecidos e não pinga. 

  • GABARITO: Letra C

    LIVORES OU HIPOSTASES LIVOR MORTIS (FÍSICO): Os livores são manchas de coloração vermelho-arroxeada que aparecem nas zonas de declive NÃO SUJEITAS à pressão.