SóProvas


ID
2670871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Morte violenta é aquela

Alternativas
Comentários
  • Morte violenta- há relação de causa e efeito entre a agressão e a morte. Tem origem por ação externa nas quais se incluem o homicídio, o suicídio e o acidente.

     

  • Morte natural advém de causas internas (patológicas, malformação, etc).

    Morte violenta advém de causas externas e lesivas (ex: homicídio, acidente).

    Morte suspeita- morte que acomete uma pessoa em bom estado de saúde sem um sinal evidente ou com sinal de violência indefinido- ex: simulação ao suicídio.

    Morte súbita- morte que ocorre de forma rápida em uma pessoa com aparente boa saúde- ex: AVC, infarto, etc.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
  • GABARITO B

    Morte violenta

    Um dos objetivos primordiais do estudo da Tanatologia médico legal é estabelecer o diagnóstico da causa jurídica de morte na busca de determinar as hipóteses de homicídio, suicídio ou acidente. A morte violenta se trata de um fenômeno no qual interveio a força externa como causa desencadeante.

    bons estudos

  • GABARITO B

    1.      Causa jurídica da morte:

    a.      Natural: oriunda de causa interna (de dentro para fora). Não vai para o IML. A necropsia deve ser feita com a permissão dos representantes legais. Inumação com necropsia não é obrigatório.

    Ex: velhice, doença, infarto, oncológica (deriva do câncer);

    b.     Violenta: oriunda de causa externa (de fora para dentro). Decorre de acidente, suicídio ou homicídio. Corpo vai para o IML. Inumação com necropsia é obrigatória. Não permite a cremação

    Ex: homicídio, sujeito que se engasgou, suicídio.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • Nas mortes violentas e suspeitas a necropsia / autopsia / exame cadavérico é obrigatório, mas atenção para o parágrafo único do art. 162 do CPP.

  • morte violenta -> causa externa

    morte suspeita -> causa interna

  • A morte pode ser natural ou não. No segundo caso, é denominada morte violenta (que pode ser crime, acidente ou suicídio). Quando não se conseguir chegar à causa jurídica da morte, será denominada causa jurídica indeterminada

  • GABARITO: Letra B

    • Morte natural: é aquela que resulta de uma patologia, pois é natural que um dia se morra. O corpo não vai para o IML.

    • Morte violenta: é a que resulta de ato praticado por outra pessoa (homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada. O corpo vai para o IML. É causada por agente externo.

    • Morte suspeita: é a que após investigação cuidadosa das circunstâncias em que o óbito ocorreu e de seu local, suscita razões para se suspeitar, de modo fundamentado, que sua causa tenha sido violenta, e não natural. O corpo vai para o IML.