SóProvas


ID
2671888
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Vergueiro (2010) aponta alguns fatores que considera relevantes para a tomada de decisões acerca do processo de seleção de itens do acervo de uma biblioteca. Julgue as afirmativas apontadas pelo autor sobre a seleção e o papel do bibliotecário neste processo.


I - O conhecimento básico sobre o mercado editorial ajuda o bibliotecário a tomar decisões mais eficientes sobre a seleção de materiais.

II - A organização da seleção de maneira racional e eficiente cabe aos chefes de departamento das universidades; enquanto que o trabalho de negociador das demandas ligadas às necessidades reais dos usuários fica a cargo dos bibliotecários.

III - Quando os documentos eletrônicos constituem instrumentos de referência, como índices, resumos ou sumários de periódicos, a biblioteca deve estar preparada para um impacto na demanda de materiais, pois os usuários terão conhecimento de documentos que talvez não estejam disponíveis no acervo.

IV - Fatores relacionados com o custo do documento em formato eletrônico têm um peso na decisão de seleção. Nesses custos, devem ser considerados o valor de compra do produto e os demais custos como os de atualização, manutenção e uso. Já os custos com equipamentos e treinamento de pessoal em geral são ofertados pelos fornecedores dos documentos eletrônicos.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    I - O conhecimento básico sobre o mercado editorial ajuda o bibliotecário a tomar decisões mais eficientes sobre a seleção de materiais.V.

    II - A organização da seleção de maneira racional e eficiente cabe aos chefes de departamento das universidades; enquanto que o trabalho de negociador das demandas ligadas às necessidades reais dos usuários fica a cargo dos bibliotecários.F.

    Todas as etapas do desenvolvimento de coleções são atribuições dos bibliotecários, os chefes de departamento podem apenas participar do processo quando for conveniente.

    III - Quando os documentos eletrônicos constituem instrumentos de referência, como índices, resumos ou sumários de periódicos, a biblioteca deve estar preparada para um impacto na demanda de materiais, pois os usuários terão conhecimento de documentos que talvez não estejam disponíveis no acervo. V.

    IV - Fatores relacionados com o custo do documento em formato eletrônico têm um peso na decisão de seleção. Nesses custos, devem ser considerados o valor de compra do produto e os demais custos como os de atualização, manutenção e uso. Já os custos com equipamentos e treinamento de pessoal em geral são ofertados pelos fornecedores dos documentos eletrônicos.

    Os custos com equipamento e treinamento de pessoal são arcados pela unidade de informação.

  • I - "Assim como se pergunta o que efetivamente é esse poder do qual o bibliotecário está imbuído, pode-se questionar se e quanto ele está preparado para assumir esse papel ou utilizar esse poder (presume-se: em benefício da sociedade). Infelizmente, deve-se admitir que a resposta a essas perguntas, pelo menos na maioria dos casos, seria negativa. Os motivos? Muitos e variados, indo desde a falta de conhecimentos básicos sobre o mercado editorial o que, para dizer o mínimo, lhe possibilitaria tomar as decisões de maneira mais eficiente -, até sua inconsciência sobre a importância da atividade de seleção." (p. 6)

    II - "Parece também evidente que ao bibliotecário deve caber a organização da seleção de maneira racional e eficiente, estipulando regras, definindo critérios ou estabelecendo responsabilidades. Assim, mesmo quando não é ele quem diz o sim ou o não definitivo, sua presença faz-se sentir durante todo o processo. Talvez se possa afirmar que, no que diz respeito à seleção, uma das melhores contribuições do bibliotecário esteja em sua capacidade de coordenar demandas e necessidades. conflitantes, de maneira a garantir que o resultado final seja o mais harmonioso possível. Neste sentido ele é, acima de tudo, um negociador." (p. 8)

    III - "Quando os documentos eletrônicos constituem instrumentos de referência, como índices, resumos ou sumários de periódicos, . a biblioteca deve estar preparada para um impacto na demanda de materiais, pois os usuários terão conhecimento de documentos que talvez não estejam disponíveis no acervo" (p. 44)

    IV - "Por fim, fatores relacionados com o custo do documento em formato eletrônico têm um peso grande na decisão de seleção. Por custo entenda-se não apenas o mais evidente, como o valor da compra do produto. Devem ser considerados todos os demais custos, como os de atualização (correspondentes à renovação das assinaturas de periódicos), manutenção e uso (neste caso, também a disponibilidade em rede local, que pode significar um acréscimo, às vezes salgado, ao preço inicial de aquisição). [...] No que tange aos documentos eletrônicos, é preciso refinar cada vez mais os instrumentos de análise de custos, de modo a englobar o maior número possível, tanto os diretos (preço, custo dos equipamentos necessários, etc.) como os indiretos (despesas com treinamento do pessoal, tempo gasto na orientação dos usuários, impressão das informações contidas nos documentos, etc.)." (p. 45)

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.