a) Lá na teoria conversamos que é interessante, para as provas dos concursos, que a gente compreenda um pouco da estrutura de cada classe, e isso acontece conhecendo as 100 classes principais. A classe 900 é a mais fácil de compreender, pois o 910 é reservado à geografia, o 920 à biografia e as classes entre 930 e 990 são reservadas à história. Dessa forma, conhecendo que a classe 910 é da geografia, conseguimos identificar que esta alternativa está incorreta. INCORRETA
b) A gente viu na teoria que a CDD é muito sofisticada por conta do uso desses recursos mnemônicos, que, por repetirem frequentemente os esquemas-padrão, fazem com que as coisas fiquei mais claras para nós. Para responder essa questão corretamente, é preciso conhecer um pouco da classe 900, como fizemos na teoria. Como essa classe diz respeito à história, geografia e biografia, então ela é naturalmente uma tabela auxiliar T2 (não leve isso ao pé da letra), e, portanto, as subdivisões da T2 são as classes dessa tabela principal. Por exemplo, a gente sabe que a divisão -2 da T2 diz respeito à biografia, e, da mesma forma, a classe 920 é a própria classe para classificarmos biografias. Também sabemos que as divisões -4 a -9 da T2 dizem respeito a localidades geográficas, e, na tabela principal do número 900, as classes entre 940 e 990 dizem respeito à história dessas localidades. Tendo em mãos a informação do enunciado (sobre o -45 da T2 representar a Itália), e entendendo um pouco do funcionamento da classe 900, podemos observar que essa é a alternativa correta. CORRETA.
c) Se conhecermos as características básicas da Classe 900, sabemos que quando estamos falando de um país específico, utilizamos entre as classes 940 a 990. INCORRETA.
d) Essa alternativa conseguimos eliminar junto com a) quando entendemos um pouco da estrutura principal das 100 classes da CDD. Sabendo que a classe 910 é reservada à geografia, podemos, de antemão, realizar a eliminação dessa alternativa. INCORRETA.
Gabarito: B