SóProvas


ID
2672194
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O carnaval do Recife deve ao Galo da Madrugada sua repercussão nacional. O bloco foi num crescendo ano a ano e virou o espetáculo grandioso que é. Tem futuro promissor. Mas precisa ser encarado como um negócio a ser tocado cada vez mais profissionalmente.

      O potencial do carnaval do Recife para crescer como um “negócio” poderá ser estimulado a beneficiar mais a cidade, gerando incremento de emprego, trabalho e renda nos hotéis, restaurantes, lanchonetes, oficinas de madeira e ferro, shoppings, meios de hospedagem em residências, segurança... entre outros segmentos ligados à cadeia produtiva do evento.

      Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais o potencial do Recife Antigo e o de Olinda. Uma cidade que dispõe, a seu lado, de uma festa tão singular, alegre e irreverente como a da vizinha cidade já é por si só um produto comercializável e lucrativo. Nossa proposta pontual é fundir os dois carnavais e transformá-los na marca “Carnaval Recife-Olinda”. Isto vai “pegar” e potencializará uma maior atratividade nacional para a festa pernambucana. Que estado no Brasil dispõe de um conjunto de atrativos em uma única festa como o “Galo” estrondoso, o frevo, os blocos antigos, maracatus, bonecos gigantes, caboclinhos, tambores silenciosos, virgens de Olinda, escolas de samba, prévias tradicionais e até espaço poprock para os mais alternativos?

      Qual caminho a seguir? Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife. Em seguida, buscar os patrocínios e parcerias com as associações de bares e restaurantes, indústrias de bebidas, empresas de cartões de crédito, redes sociais e sites estratégicos. O estímulo para se conhecer o “Carnaval Recife-Olinda” já deverá estar em anúncios publicitários nesses sites ao menos três meses antes da festa. Isso despertará o interesse do público de diferentes localidades. É este o caminho para transformar Pernambuco num destino ainda mais procurado a partir de 2019.

(Adaptado de: LIMA, Mauro Ferreira. “Carnaval do Recife, proposta para crescer”. Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br. 17.02.2018)  

O autor defende a tese de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D
     

    Chegamos corretamente à conclusão escrita na alternativa (Recife tem potencial de lucrar com a fusão entre o carnaval recifense e o carnaval de Olinda) a partir deste trecho:

    "Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais o potencial do Recife Antigo e o de Olinda. Uma cidade que dispõe, a seu lado, de uma festa tão singular, alegre e irreverente como a da vizinha cidade já é por si só um produto comercializável e lucrativo. Nossa proposta pontual é fundir os dois carnavais e transformá-los na marca “Carnaval Recife-Olinda”. Isto vai “pegar” e potencializará uma maior atratividade nacional para a festa pernambucana.

     

  • A = ERRADO. 

    "Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais"        Ainda mais = já está sendo explorado, mas precisa ser ainda mais.

     

    B = ERRADO.

    "Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais" [...] o “Galo” estrondoso

     

    C = ERRADO.

    "O carnaval do Recife deve ao Galo da Madrugada sua repercussão nacional. O bloco foi num crescendo ano a ano e virou o espetáculo grandioso que é".  Não foi repentino.

     

    D = CERTO. Idem Isabela Raya.

     

    E= ERRADO.

    "Qual caminho a seguir? Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife".  Cada cidade tem seus atrativos e serão mutuamente explorados.

  •  

     d) Recife tem potencial de lucrar com a fusão entre o carnaval recifense e o carnaval de Olinda. 

    Qual caminho a seguir? Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife. 

  • O potencial do carnaval do Recife para crescer como um “negócio” poderá ser estimulado a beneficiar mais a cidade, gerando incremento de emprego, trabalho e renda nos hotéis, restaurantes, lanchonetes, oficinas de madeira e ferro, shoppings, meios de hospedagem em residências, segurança... entre outros segmentos ligados à cadeia produtiva do evento.

    GABARITO: D

  • Qual caminho a seguir? Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife. 

  • Um comentário livre sobre esta questão> fico imaginando a galera que foi a Recife fazer essa prova e começou a ler o texto. Se sou eu, pode ter ctz que antes de terminar a prova, já estaria entregando e chamando o Uber pro primeiro boteco perto da praia! kkkkkk Golpe baixo do examinador meter um texto desse tipo. ainda mais numa cidade como Recife.