GABARITO E
O atentado é um ato imprevisto para a segurança de dignitários. Pode ter como objetivo atingir a imagem da instituição, a moral do dignitário e até mesmo a integridade física e patrimonial.
Pode ser motivado por um psicopata agindo por impulso, uma pessoa emocionalmente perturbada, terrorista por motivação política ou religiosa ou, também, sem motivo lógico, perpretado com o simples desejo ou objetivo de causar algum tipo de dano.
a) pode ocorrer a qualquer momento e deve ser a prioridade da atividade de segurança, pois sempre é perpetrado de forma planejada, por pessoas preparadas. (a prioridade da atividade de segurança é a prevenção, com foco no dignitário, na pessoa protegida, segurada).
b) sempre ter como objetivo atingir a integridade física do dignitário. Pode ocorrer de forma abrupta e inesperada, quando causado por um desafeto da pessoa protegida. (não é sempre com o objetivo de atingir a integridade física, pode atingir, também, a integridade moral, patrimonial e psicológica do dignitário).
c) pode ter qualquer objetivo, desde que tenha o intuito de trazer algum dano à imagem ou à integridade física do dignitário. Deve ser perpetrado como a consumação de um premeditado planejamento. (além de poder causar danos à imagem e a integridade física, pode trazer danos à integridade moral e psicológica do dignitário, como,também, pode ser perpretado de maneira inesperada, por impulso, não planejada).
d) deve ter como objetivo prioritário atingir a integridade física do dignitário, mas também pode atingir outras pessoas próximas, dependendo do meio empregado para sua consecução. (o objetivo prioritário de um atentado é causar dano, que pode ser de natureza física, moral, psicológica ou patrimonial).