SóProvas


ID
267289
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de introdução aos problemas econômicos, de escassez e escolha e de livre mercado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Incorreta. Atividades primárias são aqueles decorrentes da produção junto às bases dos recursos naturais (atividade agrícola, pesqueira, extrativista, etc). Atividades secundárias são aquelas decorrentes de atividades industriais, onde ocorre transformação de bens. Atividades terciárias são aquelas decorrentes da prestação de serviços.

    Pelas definições, percebe-se que as atividades terciárias resultam na produção dos serviços, que são bens intangíveis, ao passo que os bens de que trata a assertiva são os bens tangíveis. Estes são resultado das atividades primária e secundária, somente.
    (B) Correta. Trata exatamente do cerne, do objeto de estudo da Economia: uma ciência social que estuda como as pessoas e as empresas decidem empregar os recursos produtivos, que são escassos, para satisfazer as necessidades humanas, que são ilimitadas.
    (C) Incorreta. Na tentativa de enfrentar o problema da escassez, são formuladas três perguntas, chamadas de questões fundamentais da Economia:

    i - o que e/ou quanto produzir?
    ii - como produzir?
    iii - para quem produzir?

    (D) Incorreta. Conforme foi explicado na assertiva (A), os serviços (coisas intangíveis) são resultantes apenas das atividades terciárias.

    (E) Incorreta. As necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos produtivos escassos (mesmo que eles sejam encontrados em grande abundância, eles serão escassez, em razão de serem limitados, ou finitos, ao passo que as necessidades humanas são infinitas).

    fonte: http://www.pontodosconcursos.com.br/artigos.asp
  • Questão mal formulada, a escassez é RELATIVA, algo pode ser abundante, mais se a quantidade demandada for maior que a disponível daí surge a escassez RELATIVA, existe muito mais carros no mundo do que cavalos, ainda assim carros são mais escassos do que cavalos!