-
GABARITO: A
A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.
A instituição do Banco Central desempenha hoje papel crucial na política econômica do país, e portanto guarda relevante valor na organização financeira do país, sendo assim toda sua organização para o intuito de melhor aplicabilidade das normas e funções econômicas.
-
Precisa de autorizaçao do Bacen para atuar enquanto Instituiçao Financeira, sendo regulamentada pelo BACEN.;
Por atuar no mercado de capitais, precisa de autorização da CVM, sendo também regulamentada/fiscalizada pela CVM por se tratar de mercado de capitais.
-
no site do banco central está dizendo que é só pelo CVM
Bolsas de mercadorias e futuros
As bolsas de mercadorias e futuros são associações privadas civis, com objetivo de efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico. Para tanto, devem desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econômicos a oportunidade de efetuarem operações de hedging (proteção) ante flutuações de preço de commodities agropecuárias, índices, taxas de juro, moedas e metais, bem como de todo e qualquer instrumento ou variável macroeconômica cuja incerteza de preço no futuro possa influenciar negativamente suas atividades. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários.
https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bmf.asp
-
As bolsas de mercadorias e futuros regulamentado pela resolução nº. 1.645 - financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela CVM e Bacen
-
GABARITO OFICIAL:LETRA A
SEM ENROLAÇÃO
-
A
Comissão de Valores Mobiliários e pelo Banco Central do Brasil
-
• Criada em 1976: Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Principal função é regulamentar o mercado de valores mobiliários.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - tem a finalidade de: incentivar a poupança em capital social das empresas; Autorizar; Disciplinar; Normatizar; E fiscalizar o funcionamento de todas as partes que participam deste mercado. Aplica punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, porém sem subordinação hierárquica.