SóProvas


ID
2673154
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os campos porta de origem, porta de destino, comprimento da mensagem, checksum e dados referem-se a que tipo de datagrama?

Alternativas
Comentários
  • UDP

    Definido pela RFC 768 contém em seu segmento:

    Source Port

    Destination Port

    Length

    Checksum

    Data octets

    User  Datagram Header Format

     

     

    RFC 768 - User Datagram Protocol - IETF Tools

    https://tools.ietf.org/html/rfc768

     

  • "O cabeçalho UDP tem apenas quatro campos, cada um consistindo em 2 bytes. Os números de porta permitem que o hospedeiro destinatário passe os dados da aplicação ao processo correto que está funcionando no sistema final destinatário (isto é, realize a função de demultiplexação). O campo de comprimento especifica o número de bytes no segmento UDP (cabeçalho mais dados). Um valor de comprimento explícito é necessário porque o tamanho do campo de dados pode ser diferente de um segmento UDP para o outro. A soma de verificação (checksum) é usada pelo hospedeiro receptor para verificar se foram introduzidos erros no segmento. Na verdade, a soma de verificação também é calculada para alguns dos campos no cabeçalho IP, além do segmento UDP."

     

    FONTE: Kurose (adaptado)

  • Detalhes do seguimento UDP:

    Porta de origem: identificador de 16 bits que identifica o endereço, ao nível da camada de transporte, para o qual deve ser enviado uma eventual resposta à mensagem transmitida.

    Porta de destino: identificador de 16 bits que identifica o endereço do destinatário da mensagem ao nível da camada de transporte.

    Comprimento da mensagem: Corresponde ao comprimento total da mensagem UDP em bytes, incluindo o cabeçalho e o campo de dados.

    Checksum: (opcional) Verifica a integridade dos dados recebidos. No caso de haver erro, o receptor descarta a mensagem.

    Dados: Contem as informações a serem transmitida.