SóProvas


ID
2673400
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão abaixo.


    “Quando eu tinha mais ou menos uma semana de idade, eu me lembro de estar enrolada em um cobertor rosa de algodão”, conta Rebecca Sharrock. Considerando que a memória da maioria das pessoas não é capaz de gravar acontecimentos anteriores aos quatro anos de idade, pode ser fácil pensar que a descrição de Sharrock seja um sonho nostálgico em vez de uma memória real. Mas a mulher australiana de 27 anos não tem uma memória comum – ela foi diagnosticada com uma síndrome rara chamada “Memória Autobiográfica Altamente Superior”, ou HSAM na sigla em inglês, também conhecida como Síndrome da Supermemória. Essa condição neurológica única significa que Sharrock consegue se lembrar de absolutamente tudo que ela fez em qualquer data.

    Pessoas com essa síndrome podem se lembrar instantaneamente e sem esforço algum de qualquer coisa que fizeram, o que vestiram ou onde estavam em qualquer momento da vida. Elas podem se lembrar de notícias e acontecimentos pessoais com tantos detalhes e com uma exatidão tão perfeita que são comparáveis a uma gravação.

    Por que algumas pessoas nascem com a supermemória? As pesquisas ainda estão em andamento, já que existem poucos indivíduos com a síndrome no mundo, e a área ainda é relativamente nova. Mas alguns estudos indicam que o lobo temporal (que ajuda no processamento de memória) é maior nos cérebros das pessoas com HSAM.

    Ter uma supermemória significa que as memórias são gravadas em detalhes vívidos, o que é fascinante em termos científicos, mas pode ser uma praga para quem tem a síndrome. Algumas pessoas com HSAM dizem que suas memórias são muito organizadas, mas Sharrock descreve seu cérebro como “entupido” e diz que reviver memórias lhe dá dor de cabeça e insônia. Apesar disso, ela aprendeu a tentar usar memórias positivas para superar as negativas: “No começo de todo mês, eu escolho todas as melhores memórias que tive naquele mês em outros anos”. Reviver acontecimentos positivos facilita na hora de lidar com as “memórias invasivas” que a fazem se sentir mal.


(Sarah Keating, BBC. 17.11.2017. www.bbc.com. Adaptado)

De acordo com o terceiro parágrafo, os estudos acerca da supermemória

Alternativas
Comentários
  • "As pesquisas ainda estão em andamento, já que existem poucos indivíduos com a síndrome no mundo, e a área ainda é relativamente nova."

    Gabarito letra D 

  •  a)

    ainda não avaliaram fisicamente o cérebro de pessoas com HSAM. ( O terceiro parágrafo não menciona nada sobre isso)

     b)

    confirmam que o crescimento anormal do lobo temporal leva à síndrome. (Não há nada confirmado nos estudos, porque são escassos, existem poucos estudos que INDICAM, nada além disso).

     c)

    rejeitam a hipótese de que esteja relacionada ao tamanho do cérebro. (Não há nada sobre isso no terceiro parágrafo)

     d)

    não permitem fazer afirmações conclusivas acerca de suas causas. (GABARITO)

     e)

    não avançaram porque as pessoas com a síndrome são muito reservadas. (O parágrafo não diz nada disso, ele apenas menciona que a doença existe em poucas pessoas, mas não diz que essas pessoas sejam reservadas).

  • Gabarito D

     

    Muita gente foi na B... "alguns estudos indicam que o lobo temporal é maior", não "confirmam que o crescimento anormal do lobo temporal leva à síndrome".

     

    Bons estudos

  • Cai na B! 

  • Gabarito Letra D

     

    Por que algumas pessoas nascem com a supermemória? As pesquisas ainda estão em andamento, já que existem poucos indivíduos com a síndrome no mundo, e a área ainda é relativamente nova. Mas alguns estudos indicam que o lobo temporal (que ajuda no processamento de memória) é maior nos cérebros das pessoas com HSAM.

     

     

    Quando pegar um texto, vá marcando as palavras chaves. Do 3º parágrafo podemos concluir com certeza: 

     

     

    1) As pesquisas ainda estão em andamento. = Logo não é possivel concluir nada sobre ela.

     

    2) Existe um pequeno número de indivíduos com a síndrome.=  Quando cientistas chegam a uma conclusão é porque já fizeram inumeras pesquisas em muitas pessoas ou animais. Não dá para afirmar algo se o quantitativo de pessoas para estudo é muito pequeno. 

     

    3) A área ainda é nova = ou seja, demanda pesquisas, experimentos, verificações. Logo, afirmar algo sobre a síndrome seria imprudente.  Por isso, o verbo (estudos indicam)  está no subjuntivo (sugerindo uma hipótese da causa : ter o lobo maior)  

  • Os estudos indicam está no subjuntivo?? não não

  • ALTERNATIVA A – ERRADO – Alguns estudos já apontam uma diferenciação física no lobo temporal das pessoas com HSAM.

    ALTERNATIVA B – ERRADO – Não é o crescimento do lobo temporal que leva à síndrome. Na verdade, aqueles que possuem a síndrome tem esse lobo maior. Não se fala em crescimento, portanto, e sim apenas em tamanho.

    ALTERNATIVA C – ERRADO – Alguns estudos já apontam uma diferenciação física no lobo temporal das pessoas com HSAM, mostrando que nelas essa região é maior.

    ALTERNATIVA D – CERTO – De fato! As pesquisas ainda são muito embrionárias, o que não permite se chegar a conclusões claras.

    ALTERNATIVA E – ERRADO – As pesquisas têm encontrado dificuldades de avanço, não porque as pessoas são reservadas, mas sim porque são raras.