SóProvas


ID
2673427
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão abaixo.

    Ei, você aí. Se fosse possível apagar da sua memória o que lhe causa dor, você apagaria? Seria perfeito, pois manteríamos tudo de bom e esqueceríamos completamente o ruim.
   Mas não, não seria perfeito. E sabe por quê? Porque precisamos das perdas para valorizar os ganhos, o bom precisa do ruim para ser compreendido e vice-versa. Simples assim. Só que geralmente nos agarramos às derrotas e não enxergamos as conquistas. Escondemos as recordações bonitas lá no fundo da gaveta, enquanto carregamos as mágoas agarradas pela mão, para cima e para baixo.
   É possível, sim, seguir adiante sem tanta culpa pelo erro e sem o medo de falhar novamente, a partir do momento em que entendemos que as quedas são necessárias para que nos tornemos pessoas mais completas, aptas a resolver problemas e encontrar saídas. Então, passamos a enxergar a dor como um mal necessário. Inclusive, é ela que, muitas vezes, nos tira da inércia e nos impulsiona a reagir.
  Usemos as decepções a nosso favor para que nos tornemos grandiosos diante da vida, aptos a receber o que nos mandam e transformar tudo o que vier em aprendizado. É impossível esquecer as tristezas, mas que elas não sejam lembradas a todo instante.

(Karen Curi. Revista Bula. www.revistabula.com. Adaptado)

No contexto do segundo parágrafo, a expressão fundo da gaveta remete

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar o trecho :

    [...] Escondemos as recordações bonitas lá no fundo da gaveta, enquanto carregamos as mágoas agarradas pela mão, para cima e para baixo. [...]

     

    Fundo da gaveta nos dá a ideia de uma parte de nossa memória pouco utilizada, o subconsciente.

     

    a) à facilidade para se lembrar dos fatos vividos.

    Errada. Muito pleo contrário: a diculdade para se[...]

     

    b) a sentimentos expressos com exatidão. 

    Errada. Fundo da graveta refere-se à memória.

     

    d) às ideias que vêm à mente com frequência.

    Errada. Fundo da gaveta nos dá a ideia de algo utilizado com pouca frequência

     

    Letra E

     

     

    * Quem curte leitura, recomendo a fonte especificada no texto, pois o site é bem interessante com artigos de qualidade, inclusive da autora em questão.

    Texto original: https://www.revistabula.com/4309-a-vida-e-o-resultado-de-nossas-proprias-escolhas-ninguem-ira-nos-consertar-de-nos-mesmos/

  • A questão requer interpretação textual.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – A expressão “fundo da gaveta" é uma metáfora utilizada no texto para se referir àquilo que não queremos ter acesso facilmente, algo que não fazemos questão de ficar lembrando. Por isso, não corrobora com esta alternativa.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – “Fundo da gaveta" remete a sentimentos não expressos com exatidão.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA –“Fundo da gaveta", metaforicamente, significa algo que não queremos pôr em prática, é algo que deixamos esquecido.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Se dizemos, metaforicamente, que guardamos algo no “fundo da gaveta", é porque queremos tirar de nossa mente, não queremos trazer as ideias com frequência.

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – A expressão metafórica “fundo da gaveta" remete às lembranças que não queremos acessar frequentemente; por isso, é uma parte pouco acessada da memória.

    Gabarito do professor: Letra E.