SóProvas


ID
2673502
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8 de novembro), por 18 votos a 1, o texto-base da proposta que inclui na Constituição a garantia do direito à vida “desde a concepção”.


(G1, 8 nov. 17. Disponível em: <https://goo.gl/qV6edQ>. Adaptado)


Na prática, a proposta aprovada na comissão

Alternativas
Comentários
  •  ''o que, na prática, proíbe qualque forma de aborto, mesmo aquelas previstas atualmente na legislação.''

  • A

     

    comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8), por 18 votos a 1, o texto-base da proposta que inclui na Constituição a garantia do direito à vida "desde a concepção", o que, na prática, proíbe qualque forma de aborto, mesmo aquelas previstas atualmente na legislação.

    Com a aprovação do texto-base, os deputados da comissão passarão a analisar, no próximo dia 21, sete destaques que podem alterar o conteúdo da proposta.

    Durante a sessão, deputados contrários à proposta argumentaram que a medida pode levar a questionamentos judiciais porque o Código Penal permite a interrupção da gravidez em casos de estupro e quando houver risco para a vida da mulher.

    O texto-base aprovado pela comissão também prevê a ampliação da licença-maternidade para mães de bebês prematuros.

  • Gabarito A

  • A implica D. Se A é a resposta, há duas respostas.

  • COMENTÁRIOS:


    O texto-base aprovado proíbe qualquer forma de aborto, mesmo aquelas previstas atualmente na legislação.

    Ainda devem ser votados os destaques ao texto, após isso, segue para análise do plenário e não tem prazo para ser votado. No plenário, precisa de ao menos 308 votos, em dois turnos, para ser aprovado. Se for, segue para dois turnos no Senado, e só então irá à sanção presidencial.

    Atualmente, o aborto é legal no Brasil nos casos de risco de morte da gestante, gravidez resultante de estupro ou feto anencéfalo.

    Gabarito: A


    LEANDRO SIGNORI


  • Lamentavelmente letra A.