De acordo com a NBC T 16.11, que fala sobre SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTO DO SETOR PÚBLICO - SICSP (norma ainda em vigor em 04/01/2019):
As Definições são:
9. Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:
Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.
Por isso, gabarito é letra E.
Gabarito: letra E.
Comentário:
Um objeto de custo é qualquer coisa para a qual uma medida separada de custos é necessário. Pode ser um produto, um serviço, um projeto, entre outros tipos de objeto de custo. Assim, a unidade que se deseja mensurar e avaliar custos é o objeto de custo (ou objeto de custeio).
A expressão sistema (ou método) de custeio diz respeito à
composição do valor de custo de um evento, atividade, produto, atributo etc., ou seja, de que forma esse custo é composto.
Já a expressão sistema de acumulação de custos diz respeito à definição da “entidade” que a empresa considera mais relevante custear antes de chegar ao custo dos produtos e das unidades produzidas, tendo em vista as características do seu sistema de produção, suas práticas de vendas e seu modelo de gestão.
À soma da matéria prima e mão de obra direta podemos chamar de custo primário, que são assim denominados porque são custos essenciais à produção.