SóProvas


ID
2674300
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


Em artigo publicado no jornal carioca O Globo, 19/3/2018, com o nome Erros do passado, o articulista Paulo Guedes escreve o seguinte: “Os regimes trabalhista e previdenciário brasileiros são politicamente anacrônicos, economicamente desastrosos e socialmente perversos. Arquitetados de início em sistemas políticos fechados (na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini), e desde então cultivados por obsoletos programas socialdemocratas, são hoje armas de destruição em massa de empregos locais em meio à competição global. Reduzem a competitividade das empresas, fabricam desigualdades sociais, dissipam em consumo corrente a poupança compulsória dos encargos recolhidos, derrubam o crescimento da economia e solapam o valor futuro das aposentadorias”. (adaptado)

No texto 1, os termos inseridos nos parênteses – na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini – têm a finalidade textual de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

     Arquitetados de início em sistemas políticos fechados ONDE -->>  (na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini)

  • (Na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini) lugar onde se originaram os regimes.

  • B) destacar os sistemas 

     

  • Texto 1

    Em artigo publicado no jornal carioca O Globo, 19/3/2018, com o nome Erros do passado, o articulista Paulo Guedes escreve o seguinte: “Os regimes trabalhista e previdenciário brasileiros são politicamente anacrônicos, economicamente desastrosos e socialmente perversos. Arquitetados de início em sistemas políticos fechados (na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini), e desde então cultivados por obsoletos programas socialdemocratas, são hoje armas de destruição em massa de empregos locais em meio à competição global. Reduzem a competitividade das empresas, fabricam desigualdades sociais, dissipam em consumo corrente a poupança compulsória dos encargos recolhidos, derrubam o crescimento da economia e solapam o valor futuro das aposentadorias”. (adaptado)

     

    b) destacar os sistemas onde se originaram os regimes trabalhista e previdenciário;

     

    *Houve um destaque no texto 1

  • GABARITO: B

     

    Uma questão normal dessa banca... é para glorificar!

     

    Os parênteses são usados:

    Na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase.

     

     

    Exemplos aqui:

    https://www.normaculta.com.br/parenteses/

     

     

    Bons estudos.

  • O erro da letra A é dizer que tem a finalidade de enumerar os sistemas políticos fechados do passado. Não. O trecho fala dos sistemas políticos fechados que originaram os regimes trabalhista e previdenciário.

  • Arquitetados de início em sistemas políticos fechados (na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini),

    GAB B) destacar os sistemas onde se originaram os regimes trabalhista e previdenciário;

  • Errei pq estava na cara a questão. A FVG não sendo FGV.

  • Os parênteses foram empregados com o objetivo exemplificar/enumerar alguns dos sistemas políticos considerados fechados pelo articulista. Isso posto, a mão fica “coçando” para marcar a letra A, não é mesmo?

    Cuidado!

    Na letra A, diz-se “enumerar OS sistemas políticos do passado”. A presença desse artigo dá a entender que a Alemanha imperial de Bismarck e a Itália fascista de Mussolini sejam os únicos exemplos. A enumeração apresentada no texto não é taxativa, e sim exemplificativa. Além disso, o objetivo não é enumerar quais os sistemas fechados, mas sim dizer em quais sistemas fechados se originaram os regimes trabalhistas e previdenciários.

    Isso posto, a resposta é a letra B.

    Cruel! Muito cruel!

    Resposta: B

  • Pra mim, faltou que dizer que era "brasileiro". Se for pra ser chata...

    b) destacar os sistemas onde se originaram os regimes trabalhista e previdenciário BRASILEIROS; (aí sim, ficaria certa)

  • Entendi de onde os sistemas brasileiros teriam sido originados e não que a Alemanha e Itália deram origem a esses sistemas.
  • Parei de ler em Paulo Guedes. Até parece que ele entende alguma coisa de economia kkkkkk

  • LETRA B.

    O erro da letra A - enumerar os sistemas políticos fechados do passado - é que o texto citou apenas 2 países e não se pode afirmar que eram só Alemanha e Itália que possuíam "sistemas políticos fechados do passado".