SóProvas


ID
2674540
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Derivativos são ativos financeiros cujo valor de transação provém diretamente do preço de mercado de outro ativo financeiro de sua referência, podendo ser utilizado pelos bancos como forma de proteção contra oscilações de preço no mercado, e a Circular nº 3.082/02 do BACEN estabelece o procedimento de registro dessas operações.

Por essa norma, o ajuste diário na adequada conta de ativo ou passivo, apropriado como receita ou despesa, no mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços, é um procedimento a ser seguido em relação ao derivativo:

Alternativas
Comentários
  • CIRCULAR N° 3.082


    Art. 1º Estabelecer que as operações com instrumentos financeiros derivativos

    realizadas por conta própria pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a

    funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcios devem ser registradas

    observados os seguintes procedimentos:

    [...]

    III - nas operações de futuro deve ser registrado o valor dos ajustes diários na

    adequada conta de ativo ou passivo, devendo ser apropriados como receita ou despesa, no

    mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços;

  • Contratos a termo: as partes assumem compromisso de compra e venda de quantidade e qualidade determinadas de um ativo dito real (mercadoria).

    O contrato a termo caracteriza-se por:

    ·        Ser muito detalhado.

    ·        Ter movimentação financeira somente na liquidação.

    Suas desvantagens operacionais são:

    ·        Baixa liquidez.

    ·        Pouca transparência.

    ·        Risco de crédito.

    Desembolsos ocorrem somente no vencimento do contrato

    Contratos futuros: os participantes se comprometem a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado para a liquidação em data futura.

    Todos os dias são verificadas as alterações de preços dos contratos para apuração das perdas de um lado e dos ganhos do outro, realizando-se a liquidação das diferenças do dia. 

    Opções de compra e venda:  negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor. Este prêmio não é o preço do bem, mas apenas um valor pago para ter a opção (possibilidade) de comprar ou vender o referido bem em uma data futura por um preço previamente acordado.

     

    Preço de exercício: É o preço que o titular paga (ou recebe) pelo bem em caso de exercício da opção. 

    Prêmio: É o valor pago pelo titular (e recebido pelo lançador) para adquirir o direito de comprar ou vender o ativo pelo preço de exercício em data futura.

    exemplo de hedge no mercado de opções:

    O mesmo produtor de café do exemplo de mercado a termo, que ainda não colheu sua safra estimada em 1.000 sacas, teme que quando for vendê-la no mercado, dentro de 60 dias, os preços caiam muito e deseja proteger-se desse risco.

    Para assegurar um preço de venda capaz de garantir sua margem de lucro, decide comprar opções de venda de café ao preço de exercício de 140 dólares por saca, negociadas na Bolsa para um vencimento compatível (em torno de 60 dias), ao prêmio de cinco dólares por saca, desembolsando de imediato 5.000 dólares para adquirir tal direito de venda (1.000 sacas ao prêmio de cinco dólares cada).

    Suponhamos que, no vencimento da opção, o preço à vista esteja em 130 dólares. O produtor exercerá seu direito de vender a 140 dólares a saca, auferindo resultado de 135.000 dólares, correspondente aos 140.000 dólares dos quais deduzirá os 5.000 dólares pagos a título de prêmio.

    Se, ao contrário, o preço de mercado tiver se elevado a 160 dólares por saca, não haverá interesse do titular da opção em exercer seu direito de vendê-la a 140 dólares, preferindo perder os 5.000 dólares pagos como prêmio, porém mantendo a possibilidade de vender sua produção pelos 160 dólares que atualmente estão sendo pagos por saca no mercado a vista, obtendo como resultado líquido 155.000 dólares.

    O importante para o produtor foi ter fixado um preço mínimo considerado aceitável de antemão, sem abrir mão da oportunidade de lucrar acima desse mínimo, caso o mercado viesse a evoluir a seu favor.

  • Operações de swaps: contratos que determinam um fluxo de pagamentos entre as partes contratantes, em diversas datas futuras. Negocia-se a troca (em inglês, swap) do índice de rentabilidade entre dois ativos. 

    Por exemplo: a empresa exportadora A tem uma dívida cujo valor é corrigido pela  e prevê que terá dólares em caixa. Portanto, ela pode preferir que sua dívida seja atualizada pela cotação do dólar. Já a empresa B, que só vende no mercado interno, tem um contrato reajustado em dólar, e pode preferir usar outro indexador, tal como a taxa de juros. Então, A e B, interessadas em trocar seus respectivos , poderiam firmar um contrato de swap (diretamente ou mediante a intermediação de uma instituição financeira). O swap, no entanto, implica um certo risco. Variações inesperadas nos indexadores das dívidas podem eventualmente prejudicar um dos signatários, prejudicando o outro. Tal como a operação a termo, a operação de swap é liquidada integralmente no vencimentO