SóProvas


ID
2674546
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A área contábil do Banco B não recebeu, em 30 de junho, a informação do sistema de contas-correntes relativa aos empréstimos imobiliários concedidos e liberados na conta-corrente dos clientes, deixando assim de efetuar os lançamentos contábeis relativos a esses eventos.

A área contábil deverá reportar que o efeito da ausência dessa contabilização na situação patrimonial do banco, retratada através da equação contábil Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido:

Alternativas
Comentários
  • Olá!


    Gab. E.


    Na contabilidade das empresas não financeiras, um empréstimo é uma obrigação presente resultante de um evento passado (contrato de empréstimo), uma "conta a pagar". Por isso, para essas empresas, um empréstimo é um passivo.


    Por outro lado, na contabilidade bancária, o empréstimo é uma "conta a receber" da empresa não financeira, certo?

    Afinal, tal empresa assinou um contrato para que recebesse um valor a ser pago com principal e juros à instituição financeira. Trata-se de um direito do banco, ou seja, um ativo. Tanto é que os empréstimos foram concedidos pelo banco aos clientes, segundo o enunciado.


    No caso da conta-corrente, para os clientes, trata-se de um ativo, pois é um valor de livre movimentação e um bem.

    Já, para o banco, refere-se a um passivo, pois deve manter a conta disponível ao cliente, pois a conta fica sob a custódia do banco.


    Portanto, a partir do enunciado, as contas de ativo e passivo ficaram com valor a menor.

  • Contabilidade bancária:

    O empréstimo concedido ao cliente é um direito do banco, ou seja, um ativo.

    A conta-corrente é, para o banco, um passivo, pois deve manter a conta disponível ao cliente (a conta fica sob a custódia do banco).