SóProvas


ID
267649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação às reformas administrativas empreendidas no Brasil
nos anos de 1930 a 1967, julgue os itens a seguir.

Entre os anos 1950 e 1960, o modelo de gestão administrativa proposto estava voltado para o desenvolvimento, especialmente para a expansão do poder de intervenção do Estado na vida econômica e social do país.

Alternativas
Comentários
  • correto.

    Nesse período, a preocupação governamental direcionava-se mais ao caráter impositivo das medidas
  •    CORRETA!!!
       
         O modelo cobrado nesta questão é o Estado do Bem-Estar Social ou Welfare state 
         O Estado do Bem-Estar Social é um estado assistencialista, em que o Governo deve prover as necessidades básicas da população mediante a prestação de serviços ou, até mesmo, mediante pagamento em dinheiro. No entanto, para configurar um Estado de Bem-Estar Social não basta a vontade política e algumas ações sociais desconexas a título da auxílio à população; é preciso meis que isso: é necessário que a população tenha direito reconhecido pelas normas legais a esses serviços sociais, e, ainda, que os beneficíos sejam universalmentes concedidos, independentemente de recolhimentos de impostos e contribuições. 
         Embora para algumas bancas examinadoras o Estado do Bem-estar social tenha surgido na Inglaterra, na decada de 1940, ha registros de caracteristicas dessse tipo de Estado na Alemanha (1883-1926)e no México (1917). Mas os autores em geral costumam atribuir o Estado do Bem-Estar Social ao periodo "pós segunda gerra mundial".
         
  • UM BOM MARCO HISTÓRICO PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO É A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA.
    NA ÉPOCA O BRASIL VIVIA UM ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL, O GOVERNO FAZIA DE TUDO PARA AGRADAR A POPULAÇÃO. PESSOAS QUE VIVERAM ÀQUELA ÉPOCA DIZEM QUE FOI A ÉPOCA DE OURO DO PAÍS, POIS HOUVE UMA ABERTURA À ENTRADA DE BENS DE CONSUMO QUE TORNARAM MAIS CONFORTÁVEL A VIDA DOS BASILEIROS. NESSA ÉPOCA FOI INTRODUZIDA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E CONSTRUÍDA A MAIOR PARTE DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA. ERA JK DO BRASIL. DÉCADAS DEPOIS PUDEMOS SENTIR NA PELE AS CONSEQUÊNCIAS DAQUELES GASTOS ASTRONÔMICOS, QUE GERARAM NOSSA DÍVIDA EXTERNA.  MAIS ADIANTE, PASSAMOS POR ANOS DE ATRASO DURANTE A DITADURA MILITAR. ALGUMAS POLÍTICAS EQUIVOCADAS DA ERA JK, COMO O ABANDONO DAS FERROVIAS, DEIXARAM-NOS, ATÉ OS PRESENTES DIAS, NA CONTRA-MÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTES DE CARGAS E PASSAGEIROS. 

  • O período que se inicia com a redemocratização em 1946 e termina com o golpe militar de 1964 se caracterizou pela preocupação dos governantes com o desenvolvimento nacional. Nesta fase ocorreu um grande crescimento econômico, com a instalação de grandes multinacionais no país e a construção de Brasília, inserida no plano de metas do governo JK. Os principais fatores deste período foram: o aumento da intervenção do Estado e uma descentralização do setor público através da criação de várias autarquias e sociedades de economia mista (que teriam mais autonomia e flexibilidade do que a Administração Direta).

  • Em 1942, com a superação da crise, o estado despede-se do papel de regulador da economia e assume uma postura desenvolvimentista, seguindo a esteira mundial. Essa nova feição culmina com o governo de Juscelino Kubistchek, (“50 anos em 5”) e caracteriza-se pela criação de órgãos de linha, staff e das primeiras entidades da administração indireta. A idéia dominante é que a participação maciça no estado no setor produtivo desenvolveria e dinamizaria a economia, e é nesse momento que se percebe a ineficiência da burocracia. 
  • Certo

     

    Administração para o desenvolvimento - governo JK e a adm paralela.

     

    Período que se iniciou com a redemocratização em 1946 e terminou com o golpe militar em 64. O governo JK ficou marcado pelo o que se chamou de (Administração Paralela). Voltada para evitar ao máximo os conflitos. Normalmente numa Autarquia. Com isso contornava a administração direta, evitando ter de lidar com a ineficiência gerada pelas as práticas patrimonialistas e clientelistas.

  • Características do Governo de JK

     

    - Aumento da Intervenção do Estado

    - Descentralização do setor Público

    - Criação de Estruturas Paralelas para contornar problemas

    - Surgimento das “Ilhas de Excelência”

    - Estrutura paralela contratava sem Concurso

  • Jk - Estado Desenvolvimentista - Período do mandato presidencial: 1956 a 1961

  • Era Vargas/anos 30 (Parte da Doutrina: "Welfare State" = Estado do bem-estar social, criação emprestas Estatais)

    JK (1956 - 1961) ==> Lema "50 anos em 5" --> Estado como indutor/interventor da/na Economia.

    Bons estudos.