SóProvas


ID
2676622
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de 25 milhões de pessoas tenham assistido à festa de premiação do Oscar 2018. Além da expressiva audiência, a indústria cinematográfica norte-americana movimenta mercados, gera empregos e arrecada bilhões de dólares em bilheteria com os famosos “blockbusters”. A Comunicação de Massa tem como características principais “dirigir-se, a partir de uma fonte organizada, a um grande público (heterogêneo e anônimo)” e “estar inserida na economia de mercado”. Ao sugerir a expressão “indústria cultural”, o teórico alemão Theodor Adorno afirmou que “as massas são meros acessórios da máquina. O consumidor não é rei, como pretende a indústria cultural; não é sujeito, mas seu objeto”.


Daí se infere que a indústria cultural:

Alternativas
Comentários
  • A ideia de teoria das massa culturais de adorno, aborda justamente isso: onde nos apenas recebemos o conteudo, como um ideologia sendo direcionada por meio da comunicacao presente no produto, neste casos os blockbusters.

  • letra a

    A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

  • GABARITO A 

    As características atribuídas à indústria cultural (características gerais - padronização, repetição, pseudopersonalização [...])

    Algumas teorias da comunicação "buscam afirmar uma teoria dos efeitos fortes e dominadores dos mass media, pois partem dos mitos fundadores da sociedade de massa, onde os indivíduos estão atomizados, alienados, presos no seu isolamento, ou então ilhados no silêncio. Logo, estes indivíduos estão sempre subjugados às ações externas, em especial dos mass media: seja como pensar, no que pensar, o que não pensar ou sobre o que silenciar."

    Fonte: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: CONCEITOS, ESCOLAS E TENDÊNCIAS PAGS 114-115

  • Indústria cultural é um termo estudado na teoria crítica, que explica a produção da cultura como mercadoria, a transformação de um ato cultural em valor econômico, o que diminui ou extingue os traços de uma experiência autêntica.

    Theodor Adorno e Max Horkheimer, na obra Dialética do Esclarecimento, afirmavam que a indústria cultural produzia e distribuía conteúdos culturais como mercadoria, em larga escala, visando aumentar o consumo das massas e substituir a cultura compartilhada anteriormente por todos (cultura da massa) pela ideologia dominante.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO

    B) ERRADO. As relações não são simétricas e as condições são desiguais entre emissor e receptor

    C) ERRADO. Desempenha papel de propagação ideológica, mas não se limita a salvaguardar a identidade cultural do norte-americano, mas da ideologia dominante como um todo

    D) ERRADO. Não contribui para tirar o consumidor de sua zona de conforto, pois não estimula a participação popular

    E) ERRADO. Não questiona as normas sociais explícitas ou implícitas; pelo contrário, incentiva a aceitação.

    Gabarito do professor: Letra A.