SóProvas


ID
2676631
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Suíte é um jargão jornalístico que, em linhas gerais, significa “sequência que se dá a um determinado assunto, nas edições subsequentes do jornal”. Tomando como exemplo uma publicação impressa, suponha que será disponibilizada uma página já retrancada com capacidade para determinado número de caracteres e tipologia. O repórter incumbido da tarefa de redigir a notícia precisará tanto descrever resumidamente o que já se divulgou como acrescentar fatos novos. O texto em questão, composto no formato da pirâmide invertida, com 4 parágrafos, repetirá alguns dados divulgados anteriormente.


Tais elementos de repetição deverão figurar na seguinte posição:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber onde está a fonte desta informação.

     

  • Não sei qual foi a fonte, mas pensei da seguinte forma: o lead deve trazer as informações novas, que são as mais importantes para aquele texto. Logo em seguida, deve ser feita uma contextualização com aquilo que já foi divulgado. Descartei as "c" e "d", porque não tem nada após o pé (fim) da matéria, e suíte não é para repetir informações...

  • Via de regra, o lead deve conter o acréscimo de novos elementos para atualizar a notícia.

  • Espécie de ‘desdobramento’ da matéria principal, a suíte geralmente é um texto complementar ao que já foi publicado anteriormente com novas informações e adendos.

    https://leiaeopine.com.br/2012/02/11/o-que-e-suite-no-jornalismo/

  • Com base 'apenas' em meu conhecimento, em geral, a suíte encerra o primeiro parágrafo. Abre com o lead, trazendo informação nova, e fecha contextualizando, remetendo ao assunto (que não é novo).

  • GABARITO C

    acredito que a suite deveria vir no final do primeiro parágrafo após o LEAD que traz a informação nova. Seguem alguns achados sobre o tema. Contudo não achei a fundamentação teórica utilizada pela banca.

    suíte - Do francês suite, isto é, série, sequência. Em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior. Na Folha, toda suíte deve rememorar os fatos anteriormente divulgados.

    FONTE:https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_s.htm

    3 - Repercussões e suítes

    Nas repercussões ou suítes do noticiário, abra a notícia sempre com o fato mais importante e não diga apenas que houve repercussão ou o fato prosseguiu. Nunca escreva, por exemplo:

    A denúncia publicada ontem pelo Estado, de que parte do equipamento destinado às obras da Hidrelétrica de Mata Cerrada veio de uma usina desmontada dos Estados Unidos, repercutiu amplamente na sessão do Congresso. O deputado Luciano Machado (PDV-SP) chegou a propor o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela sua construção.

    Veja como montar o lead da repercussão:

    O deputado Luciano Machado (PDV-SP) propôs ontem o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela construção da Hidrelétrica de Mata Cerrada. O parlamentar tomou a decisão como conseqüência das denúncias do Estado, publicadas ontem, de que parte do equipamento veio de uma usina desmontada dos Estados Unidos.

    FONTE:https://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/leads