SóProvas


ID
267667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere aos fundamentos da administração pública no
Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em: ...." flexíveis da gestão pública".... Pois, no serviço Público não existe flexibilidade na administração e sim muito procedimento burocratico e inflexivel.
  • Correto o comentário acima.

    o setor público brasileiro tem vivido vários empuxos e iniciativas de transformação e modernização, mas ainda aparecem a manutenção de uma estrutura rígida, inflexível

  • A estrutura burocrática caracteriza-se como extremamente rígida. Tal característica deriva da estrtura formal bem definida, evidente expressão do princípio da hierarquia e ênfase à estrutura funcional.
  • Existe um paradoxo "estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública" se burocratica não pode ser flexivel.....
  • Conforme Chiavenato "problema de governança está na sua capacidade de implementar as políticas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa."  
  • Esse é papel da administração gerencial: flexibilizar as estruturas emperradas da administração burocrática, incentivar a critividade, fazer da mudança algo produtivo e não temeroso, trazer algumas características de desenvolvimento das empresas privadas para o setor público, quer promover o aumento da qualidade e da eficiência dos serviços sociais oferecidos pelo setor público.
  • Simples e rápido:

    Erro da questão está no trecho "... estruturas burocratizadas e flexíveis..." Se é burocratico não tem como ser flexível.

    Pegadinha CESPE....
  • Notem que ela fala em transformar estruturas “burocratizadas e flexíveis” em empreendedoras. Ora, na verdade, trata-se de transformar estruturas burocratizadas e inflexíveis,em estruturas 
    empreendedoras sob a ótica do gerencialismo. 
    Errado.
    Bons estudos!
  • A Adm. Gerencial (Gespública) aceita a burocracia. A Adm Gerencial está apoiada na Adm Burocrática, da qual CONSERVA EMBORA FLEXIBILIZANDO alguns de seus princípios fundamentais. A ADM GERENCIAL E EMPREENDEDORA QUER ABOLIR AS DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA.

    Ex: o controle continua sendo rígido como na Adm Burocrática, porém a controle deixa de ser a priori com ênfase nos processos, para ser a posteriori com ênfase nos resultados.

    Disfunções da Burocracia: formalismo, resistência a mudanças, despersonalização, procedimentos de rotina, conformidade, hierarquia, dificuldade com clientes, Estado foca em si próprio e ve o cidadão como pagador de impostos.

    A GESTÃO PÚBLICA EMPREENDEDORA, EM NENHUM MOMENTO QUER TRANSFORMAR A BUROCRACIA, MESMO PQ PARA WEBER BUROCRACIA NÃO É EXCESSO DE PAPELÓRIO, E SIM A VALORIZAÇÃO DA MERITOCRACIA, DO PROFISSIONALISMO PARA GARANTIR A TRANSPARÊNCIA E SUBSTITUIR O MODELO PATRIMONIALISTA ATÉ ENTÃO SEGUIDO. O MODELO GERENCIAL E EMPREENDEDOR, QUE BUSCA PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO E ONGS, QUE AVALIA O DESEMPENHO DOS RESULTADOS, E CONFERE MAIOR AUTONOMIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS, COM DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA E FLEXIBILIDADE DA BUROCRACIA PÚBLICA APENAS QUER ABOLIR AS DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA JÁ CITADAS ANTERIORMENTE.
  • Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras. Que desafio terá o setor público em transformar estruturas flexíveis em estruturas empreendedoras? São as estruturas flexíveis que permitem a prática da gestão empreendedora. A estrutura burocrática sim é um grande desafio, pois é uma estrutura rígida. 
  • Parte horrível da questão: "estruturas empreendedoras."

  • Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e INflexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras.

  • Questão “escorregadia” do Cespe. Notem que ela fala em transformar estruturas “burocratizadas e flexíveis” em empreendedoras. Ora, na verdade, trata-se de transformar estruturas burocratizadas e INFLEXÍVEIS, em estruturas empreendedoras sob a ótica do gerencialismo.

  • Questão Errada!

    "Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras." - Correto seria INFLEXÍVEIS 

  • Questão errada. Se a estrutura é burocrática ,ela é inflexível ,logo é transformar a estrutura burocrática e inflexível em estrutura empreendedora.
  • Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e INFLEXÍVEIS  da gestão pública em estruturas empreendedoras. 

  • ERRADO.

     

    BUROCRÁTICO = INFLEXÍVEL.

  • Burocrático e flexível numa mesma assertiva, só estará correta se uma negar a outra. 

  • O Poder Público NUNCA é FLEXÍVEL!!