SóProvas


ID
2676670
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob a égide do Jornalismo Online, a área de Comunicação Institucional elegeu o site corporativo responsivo como mídia básica para contato com stakeholders. Desse modo, todos os assuntos de interesse desse público-alvo foram disponibilizados naquela plataforma em vez de publicados em boletim impresso. Dentre os potenciais do site em comparação com o impresso se destacam a pré-seleção dos assuntos, hierarquização e até escolha de formato de apresentação visual.


Tais características se referem à:

Alternativas
Comentários
  • A partir dos estudos de Jo Bardoel e Mark Deuze (2001), Marcos Palacios (2011) são características do jornalismo on-line:
    Interatividade: interferência e interação do público com os produtores de notícias por meio de comentários, e-mails, fóruns, blogs, chats, mensagens instantâneas etc.
    Customização: personalização do conteúdo pelo público da forma como lê ou assiste a mídia conforme a demanda: busca, horário, geolocalização, formato;
    Hipertextualidade: interconexão de conteúdos por meio de links, que redireciona para fotos, vídeos, áudios;
    • Multimidialidade: convergência de diversas mídias (texto, vídeo, áudio) no mesmo suporte;
    Memória: forma dinâmica de armazenamento, acesso e resgate do conteúdo;
    • Instantaneidade: capacidade de atualização contínua.

     

    SCHMITZ, Aldo (org.). Apostila de concurso para jornalista. Florianópolis: Iscom, v. 1, 2017. p. 155. 

  • Todos os itens são características da internet, como um todo, e do jornalismo on-line em particular:

    a multimidialidade;

    a hipertextualidade; 

    a convergência;

    a personalização;

    e a atualização contínua.
     

    Já as qualidades a seguir são desdobramentos da personalização:

    a pré-seleção dos assuntos;

    a hierarquização;

    e a escolha de formato de apresentação visual.

     

    Portanto, o gabarito é o item D.

  • O jornalismo on-line, também conhecido como webjornalismo, jornalismo digital ou ciberjornalismo, é formado por relatos descritivos, interpretativos e opinativos da realidade contemporânea suportados por características próprias do meio, como multimidialidade, convergência, interatividade, hipertextualidade, personalização e memória.

    A personalização consiste em fornecer as informações adequadas para o usuário de modo individualizado, com base no acesso e nos cookies e segundo uma lógica de preferência histórica e hipertextual. Por meio desta, é possível transformar os meios de comunicação de massa em mídia de massa individual, além de permitir que o usuário escolha o que, quando e como vai consumir as informações, pré-selecionando os assuntos, hierarquizando-os e escolhendo o formato de apresentação visual.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte:

    - Palacios, Marcos. Jornalismo Online, informações e memória. Comunicação apresentada nas jornadas de Jornalismo Online. Universidade de Beira Interior. 2002.