SóProvas


ID
2677057
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A chamada “inserção cidadã” do empresariado vai ao encontro das medidas de retirada do Estado no que diz respeito à implementação e efetivação das políticas sociais.


De acordo com Cesar (2010, p. 188), ao abarcar “uma gama de programas sociais, dirigida às parcelas da população que não estão engajadas diretamente no processo produtivo, é possível afirmar que isso reflete nos modos de tratamento conferidos, historicamente, pelos empresários”:

Alternativas
Comentários
  •  e) às expressões da questão social.

  • Não compreendi. Alguém poderia explicar?

  • Também não compreendi. Era para completar a frase?

  • Após errar a questão, entendi assim: que os empresários historicamente tomam para si a responsabilidade de interferir nas expressões da questões social, tipico do Neoliberalismo, como forma de controle. Gostaria de uma confirmação ou correção.

  • De acordo com Cesar (2010, p. 188), ao abarcar “uma gama de programas sociais, dirigida às parcelas da população que não estão engajadas diretamente no processo produtivo, é possível afirmar que isso reflete nos modos de tratamento conferidos, historicamente, pelos empresários": às expressões da questão social.

    Pronto, mata a charada.

  • as expressões da questão social: o cidadão em busca no engajamento político, estado capitalista preocupado com essa manifestação, então para manter tudo no controle: coerção e concessão. A questão traz um ponto histórico para um momento atual, a meu ver, seria refilantropização social, mas não há essa opção. No que diz respeito às expressões da questão social para os empresários foi e sempre será uma forma de conter a classe que não usufrui da riqueza produzida. É só olhar para o programa de transferência de renda, o Bozo quer alterar o valor para ganhar nas eleições, pois sabe que é uma forma de controle político. Eu estou aberta para discussões para melhorar meu conhecimento.