-
Letra D
Em nota, o presidente-executivo do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, afirmou que a redução do compulsórios "beneficia os consumidores e as empresas, por estimular o aumento da oferta de crédito pelos bancos (...) aumenta a liquidez das instituições financeiras e contribui para a retomada do crescimento econômico."
Os depósitos obrigatórios também são usados pelo Banco Central para fazer política monetária.
https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2018/03/28/reducao-do-compulsorio-tera-impacto-limitado-no-credito-dizem-economistas.htm
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/31/Como-funciona-o-dep%C3%B3sito-compuls%C3%B3rio-e-como-sua-redu%C3%A7%C3%A3o-afeta-a-economia
Bons estudos !!
-
Quando o BACEN diminui a cobrança aos bancos da alíquota dos depósitos compulsórios incidentes sobre depósitos à vista, os bancos irão cada vez mais usar esse dinheiro(dos depósitos à vista) para empréstar a empresas e comsumidores, aumentando, assim, a oferta de crédito.
Vale lembrar que essa é uma das funções do BACEN: Receber os recolhimentos compulsórios e os depósitos voluntários à vista das instituições financeiras.
-
Se o Bacen está recolhendo menos dinheiros das Instituições Financeiras, então as IF's terão mais dinheiro disponível para emprestar.
-
A) Errado. O Banco Central do Brasil utiliza o recolhimento compulsório
para ajustar as condições de liquidez no sistema financeiro, se a alíquota dos
depósitos compulsórios for reduzida, haverá mais dinheiro em circulação,
consequentemente as instituições bancárias conseguirão emprestar mais recursos
e estarão mais suscetíveis a inadimplência.
B) Errado. A regulação do
sistema bancário implica na proteção dos interesses de quem negocia nele, sendo
assim, ao reduzir o percentual da alíquota dos depósitos compulsórios, o setor
bancário possui mais recursos disponíveis para efetuar suas transações, criando
mais autonomia ao setor.
C) Errado. Como o próprio
nome indica, as reservas voluntárias são estabelecidas discricionariamente
pelos agentes bancários, para fazer frente ao movimento de caixa e compensação
de cheques.
D) Correto. Conforme
explanado na alternativa “A".
E) Errado. Conforme explanado
na alternativa “A" sobre os objetivos da alíquota de depósito compulsório, não
podemos inserir o spread bancário, diferença entre a taxa de aplicação e
captação, que possuem em sua composição: margem líquida do Banco, Impostos
Diretos, Impostos Indiretos, Fundo Garantidor de Crédito, Despesas
Administrativas, Despesas de Inadimplência/Empréstimos.
Gabarito do professor : Letra “D".
-
ALTERNATIVA "C"
Recolhimento compulsório é assim:
É compulsório porque é obrigatório. As IFs não podem escolher: uma parte do dinheiro que elas captam deve ir para suas contas no BACEN. Ele pode, até mesmo, determinar o recolhimento de 100% do que elas captam à vista, e 60% do que elas captam à prazo.
Se o BACEN diz que vai recolher 80%, isso quer dizer que, para cada 10 reais, 8 vão para o BACEN. O que acontece na prática é que, em vez de ter os 10 reais para emprestar, o banco ficará apenas com 2, já que 8 estão recolhidos no BACEN.
Se ele diminui esse recolhimento, por exemplo, para 40%, isso quer dizer que, para cada 10 reais, 4 vão para o BACEN e 6 ficam com o banco.
Perceba que, ao diminuir o compulsório, os bancos têm mais dinheiro para emprestar aos clientes e empresas,, por isso, há um aumento na oferta de crédito para empresas e consumidores no Brasil, como versa a alternativa "C".
Recomendo o vídeo do canal "T2" sobre recolhimento compulsório. ;)
-
POLÍTICA EXPANSIONISTA
-
Alguém sabe explicar o que são encaixes obrigatórios?
-
gostei de muito simulador de concurso
-
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA A SEREM APLICADOS PELO BACEN
- Compra e venda de títulos públicos (operações do mercado aberto) – quando o governo vende (lança) títulos no mercado, ele retira moeda da economia, e, quando compra títulos, ele coloca moeda na economia;
BC vende: diminui a quantidade de $ circulando; aumenta o juros; diminui a inflação.
BC compra: mais dinheiro circula, diminui o juros, aumenta a inflação.
- Depósitos compulsórios – correspondem a um percentual das captações que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central; quanto maior o percentual do compulsório, menos moeda na economia, e vice-versa;
- Controle da taxa de juros – quanto maior a taxa de juros, menos pessoas estarão dispostas a tomar dinheiro emprestado, resultando em menos moeda na economia.
- Também se fala na emissão de moeda e redesconto como instrumentos de política monetária.
TIPOS DE POLÍTICA MONETÁRIA
- Expansionista: visa expandir a economia, incentivar o consumo, gerar mais empregos, arrecadar mais impostos, aumentar a produção.
Para tanto, o BC aumenta a oferta de moeda e diminui as taxas de juros.
- Contracionista: objetiva frear a economia, desestimular o consumo quando a inflação está alta.
Para praticar essa política monetária, o BC aumenta as taxas de juros e a quantidade de moeda diminui, por consequência.
Fonte: Prof. Cid Roberto.
-
Quando o governo reduz as alíquotas dos compulsórios, está aumentando a oferta de moeda na economia. Trata-se, portanto, de uma política expansionista, e nesse tipo de política há que se falar nos objetivos de: expandir a economia, incentivar o consumo, gerar mais empregos, arrecadar mais impostos, aumentar a produção.
Logo, a certa é a D. Não tem como ser as outras, em especial a A, pois não se está querendo reduzir o nível de inadimplência. O que se deseja por meio dessa política monetária é exatamente aumentar o consumo, o que é feito por meio do estímulo da oferta de crédito aos consumidores e empresas.