SóProvas


ID
2677408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para um investidor interessado em aplicar seus recursos financeiros no mercado de ações, sua rentabilidade será positivamente afetada pela tendência de valorização das ações na bolsa de valores. O Ibovespa, índice que acompanha a variação média das cotações das ações negociadas na BM&F Bovespa é um dos mais importantes indicadores do comportamento do mercado acionário brasileiro, sendo utilizado como indicador do comportamento médio do mercado.


Considerando-se que o Ibovespa venha mostrando tendência média de alta nos últimos meses, o evento que, supondo tudo o mais constante, poderia representar uma reversão abrupta dessa tendência e desencadear resultados negativos no índice nos movimentos seguintes é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Questão Interpretativa, todas as alternativas com exceção da "B", são fatores positivos para a economia brasileira.

  • LETRA B

    É importante que todos tenham a compreensão de que os Estados Unidos são maior e mais segura economia do mundo e que qualquer sinal do aumento da taxa de juros, além do esperado, provocaria a retirada de investimento de países emergentes.

    É a famosa alocação de portifólio.

  • LETRA B.

     

    Se os EUA aumentarem a taxa de juros, o mercado vai esfriar. Haja vista a força econômica dos EUA. 

     

    Logo, se o Brasil está, mesmo que a passos curtos, "mostrando tendência média de alta nos últimos meses" na Ibovespa, esse impasse vai afetar nosso mercado negativamente.

  • Amauri, não há nada de "interpretativo", há única opção que poderá fazer a bolsa cair é se e somente se entre as opcões listadas a letra B.

    S e houver aumento das taxas de juros nos E.U.A é lógico que a tendência que aja queda na bolsa brasileira.

  • Concordo que se os EUA aumentarem as taxas de juro o investimento lá será mais atrativo e consequentemente haverá uma fuga de capitais em busca de maior segurança, mas se o Brasil reduzir os juros a galera do mercado financeiro (TPF e R. Fixa ) buscará novos mercados, e o de capitais será uma opção.

  • Rafael Pietra, concordo com você.

  • a letra b não é uma obviedade, apesar de ser a única opção possível.

    A redução da taxa de juros nos EUA não mudaria muito, porque a taxa lá já é muito baixa. Mas mesmo que mudasse, poderia sim gerar um efeito contrário, os investidores americanos poderiam passar a colocar o dinheiro deles aqui, aumentando a oferta monetária e consequentemente baixando o juros aqui.

  • Por que não letra E? Se a taxa de juros real cair, as pessoas não vão querer investir menos também?

  • Letra B:

    O Brasil é considerado uma economia emergente e o EUA uma economia mais sólida.

    Vamos analisar o seguinte você tem opção de aplicar seu dinheiro em uma ação rentável, porém volátil ou em uma poupança com juros mais baixo, porém garantido o recebimento. É o caso da questão se o EUA aumentar a taxa de juros mesmo que seja baixa o investidor sente-se atraído em colocar seu dinheiro em uma economia onde sabe que terá retorno garantido, ao invés de colocar dinheiro em uma economia que pode quebrar com qualquer crise que possa surgir.

  • Jeferson Lors, a queda da taxa de juros reais está mais ligada ao consumo do que a investimentos. Os efeitos seriam mais sentidos pelo consumidor comum, que tomaria mais dinheiro emprestado dos bancos para compras normais. Não é comum e nem recomendado que as pessoas tomem empréstimos para investir. Por isso, com uma queda nas taxas de juros, o mercado impactado seria mais o monetário que o de capitais.

  • Dica: saiam da B3 e comprem Bitcoin ;)

  • Sair da B3 e comprar Bitcoin? Por que não os dois? ;)

  • Aumento da lucratividade média das companhias brasileiras de capital aberto - significa menor depósito compulsório nos bancos, juros menores e DINHEIRO NO MERCADO

    aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, para níveis superiores aos esperados pelo mercado - menor capital girando nos Estados Unidos, a influência do mercado externo afeta diretamente os investimentos no país...QUEDA NA BOLSA

    continuidade do processo de recuperação econômica brasileira - se é continuidade, significa que vai continuar a mesma M%R&@ de sempre.

    redução das taxas de desemprego no Brasil - DINHEIRO NO MERCADO

    redução das taxas de juros reais no Brasil - maiores investimentos ´pelas empresas tomadoras de capital nos bancos, maior produtividade e DINHEIRO NO MERCADO

  • Trazendo essa questão para os dias atuais 2021 temos ainda uma economia forte e robusta americana apesar dos estragos causados pela pandemia. mesmo assim se ela aumentar a taxa de juros além do esperado praticamente todo o mundo perde. E no caso em questão representaria desencadearia resultados negativos no índice nos movimentos do investidor.

  • DICA---- QUANDO REDUZ TAXAS AUMENTA O PODER DE COMPRA.

  • O que pode acontecer para a casa cair no IBOVESPA?

    Se a maior economia do mundo, a dona da moeda mais forte (o dólar) aumenta seus juros da economia que hoje está em 0,25 para, sei lá, 6,5% os investidores fortes do mundo inteiro vão sair vendendo ações a rodo para comprar títulos públicos do país mais rico e seguro do mundo.

    Ibovespa no Brasil vai descer ladeira abaixo.

    Mordomo: - "E como sempre é um prazer tê-lo conosco novamente Sr. Wick."

  • Poxa, fiquei pensando que a queda dos juros poderia diminuir o valor das bolsas, pois com juros baixos a rentabilidade também é baixa né

  •  o pregão da bolsa de valores é o período de negociação de ações e outros ativos – dólar, opções, contratos futuros, entre outros.

    diz-se que a ibovespa fechou em alta, quando o índice de negociações foi maior que o período de negociações anterior.

    ou seja, tava indo tudo bem(juros baixos, mais gente interessada no mercado). o que poderia mudar esse senário, seria a alta dos juros.

  • É a sua Alocação de portfólio. A maior parte das técnicas de alocação de portfólio visa minimizar os riscos da carteira e maximizar os retornos, e isso é feito balanceando o risco entre moedas, títulos públicos, ações, fundos imobiliários, derivativos, cripto moedas, entre outros, os Estados Unidos são maior e mais segura economia do mundo e que qualquer sinal do aumento da taxa de juros, além do esperado, provocaria a retirada de investimento de países emergentes.

  • Nao entendi a ligacao da bolsa com a taxa de Juros dos EUA, alguem explica?

  • Redução do desemprego, recuperação econômica e aumento da lucratividade das empresas são indícios de economia aquecida e afetam positivamente o índice da bolsa. Redução da taxa de juros no Brasil (Selic) indica baixa inflação e diminui a rentabilidade dos investimentos em renda fixa, que se baseiam nela, o que faz com que se aumente o interesse por investimentos na bolsa. O aumento das taxas de juros dos EUA acima do esperado pode influenciar negativamente a bolsa brasileira, porque nela circulam muitos ativos vinculados ao dólar. Além disso, um aumento nesta taxa de juros atrai investidores para o mercado de renda fixa americano. Letra B.

  • Relação >>>>>Risco X Retorno <<<<<<

    Se a taxa de juros dos EUA (país desenvolvido ) está alta , não existe motivo para correr risco investindo em um país emergente (como brasil), pois seria um risco desnecessário.

    Os investidores só aceitam correr risco ,se possibilidade de retorno for maior.

    Por isso , o volume de capital alocado na bolsa brasileira diminui "FUGA de capital ",

    como consequência a cotação das empresas também diminui , lei da oferta e demanda .

  • Se liga gente! Questão por eliminação! Ele pede resultados negativos na questão, nas afirmações só existe uma opção com ponto negativo.

  • pensante

  • essa cesgranrio ai...ai