SóProvas


ID
2678026
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Garça - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo brasileiro confirmou que o gaúcho Jonatan Moisés Diniz, 31, preso em 27 de dezembro na Venezuela, foi libertado neste sábado (6 de janeiro) e voltou aos Estados Unidos depois de ser expulso do país caribenho. Ele havia sido capturado pelo Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência) e estava na prisão da sede da agência, em Caracas, conhecida por abrigar opositores ao regime.

(Folha de S.Paulo, 06.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/EgtdRF>. Adaptado)

Em relação ao episódio mencionado na notícia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A:  o brasileiro assegurou que sua prisão pelo governo da Venezuela foi planejada a fim de chamar atenção para as ações de sua ONG.

  • CERTO

    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1948568-brasileiro-que-foi-preso-na-venezuela-e-solto-e-esta-a-caminho-dos-eua.shtml

  • COMENTÁRIOS:


    Jonatan Diniz, residente de Los Angeles, solicitava doações nas redes sociais para a compra de alimentos e brinquedos para crianças e moradores de rua. As contribuições eram solicitadas por meio da uma ONG, denominada de Time to Change the Earth (Tempo de Mudar a Terra), e seriam distribuídas em um evento de entrega de presentes em Caracas.

    A única referência encontrada sobre a ONG são páginas em redes sociais criadas no final de novembro pelo próprio brasileiro.

    Para o governo venezuelano, a suposta ONG buscava obter “financiamento” e “detectar” objetivos estratégicos. O brasileiro foi acusado de ser um agente da CIA. De acordo com Jonatan, a sua prisão pelo governo da Venezuela foi planejada a fim de chamar atenção para as ações de sua ONG. 


    Gabarito: A

    LEANDRO SIGNORI