SóProvas


ID
2678122
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A cravação de um amostrador padrão no solo por meio da queda livre de um peso de massa 65 kg de uma altura de 75 cm faz parte do ensaio Standard Penetration Test – SPT. O índice de resistência à penetração (N) do SPT é o número de golpes, após a cravação inicial de 15 cm, necessários para a penetração do amostrador padrão em

Alternativas
Comentários
  • São usadas três sequências de golpes, cada uma com 15 cm. Logo... Fase 1: Conta-se quantos golpes foram dados para alcançar 15cm, e anota-se Fase 2: Conta-se novamente a quantidade de golpes para mais 15 cm e anota-se. Fase 3: Repete a fase 2. Por fim teremos três valores, o índice N do SPT é a soma dos valores das duas últimas fases. Ou seja, para os últimos 30 cm.
  • ENSAIO SPT

     

    -> O ensaio SPT consiste na cravação de um amostrador no solo através de quedas sucessivas do martelo de 65 kg, erguido até a altura de 75 cm e deixado cair em queda livre. 

    -> Procede-se a cravação de 45 cm do amostrador, anotando-se, separadamente, o número de golpes necessários à cravação de cada 15 cm do amostrador. O SPT é dado pela soma do número de golpes necessários para cravar 30 cm finais do amostrador padrão.

     

     

  • Conforme a NBR 6.484/2001:

    N: Abreviatura do índice de resistência à penetração do SPT, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.

  • LETRA D MEUUUUUUUUUU

  • SEMPRE 30 CM FINAIS!!!!

     

     

     

    "A FÉ É A CERTEZA DAS COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DOS FATOS QUE NÃO VEEM".