-
Em 1856, Darcy enunciou a lei do regime de escoamento:
A velocidade de descarga da água dentro de um regime de escoamento laminar é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, isto é, a perda de carga por comprimento da amostra. Sendo V = K x i, onde:
V = Velocidade de descarga em (cm/s ou m/s)
K = Constante de permeabilidade (cm/s ou m/s)
i = Gradiente hidráulico
-
Velocidade de percolação
v (velocidade) = i (gradiente hidráulico) * k (constante de permeabilidade)
Logo, é diretamente proporcional:
a)à espessura da camada do solo, medida na direção do escoamento.
(Errado) - É indiretamente proporcional à espessura da camada de solo.
b)ao inverso do coeficiente de percolação.
(Errado) - É diretamente ao coeficiente de percolação
c)ao inverso da diferença entre os níveis d’água sobre cada um dos lados da camada do solo.
(Errado) - É proporcional à diferença entre os níveis d'água.
d)ao gradiente hidráulico. -> Correto!
e)ao nível d’água.
(Errado)
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
Lei de Darcy
v = - k * i
- > é expressa pela equação v (velocidade de fluxo) = – K . i na qual o coeficiente de permeabilidade K (depende da densidade do fluido) e i (é o gradiente hidráulico) , ou seja, a taxa de perda de carga hidráulica por unidade de comprimento entre dois pontos.
-> quanto maior for o gradiente hidráulico, maior será a velocidade de escoamento de água em regime laminar em um meio poroso.
-> A percolação da água no interior dos solos homogêneos, isotrópicos e saturados é definida pela condutividade hidráulica, como estabelecido pela Lei de Darcy. Conforme apontado pela equação de Darcy, a velocidade de percolação da água nesse caso é influenciada pelo coeficiente de permeabilidade multiplicado pelo gradiente hidráulico;
-> Devem-se ao hidráulico francês Henry Darcy as primeiras observações experimentais sobre o escoamento através de meios porosos. A facilidade maior ou menor de um material permitir a circulação de água é a identificada por uma propriedade física que se denomina permeabilidade. Ela é medida pelo coeficiente de permeabilidade (K), definido como sendo a quantidade de água que passa através da unidade de área da seção do material, quando a perda de carga unitária (gradiente hidráulico) for igual a 1. O coeficiente de permeabilidade tem a dimensão de uma velocidade. Examinando as características do fluxo através de filtros de areia, Darcy concluiu que a vazão era diretamente proporcional à carga hidrostática e inversamente proporcional à espessura da camada do material no interior do filtro.
-> Nas águas subterrâneas o gradiente hidráulico, a permeabilidade do meio e a viscosidade da água, são diretamente proporcionaisà velocidade do fluxo das águas no subsolo.
-
k=coeficiente de permeabilidade
i = h/L (gradiente hidraulica)
A = area do permeametro
v=velocidade
Q=vazao
temos que lembrar que: Q = K . i . A e Q= V . A ... V=K . i