5.3 Temperatura da água
A instalação de misturadores é obrigatória se houver possibilidade de a água fornecida ao ponto de utilização para uso humano ultrapassar 40ºC. Na instalação de misturadores, deve ser evitada a possibilidade de inversão de água quente no sistema frio, ou vice-versa, em situações normais de utilização.
TOP CAIDORES:
3.15 Registro de controle de vazão: Dispositivo, geralmente do tipo pressão, instalado em uma tubulação para regular e/ou interromper a passagem de água.
3.16 Registro de fechamento: Dispositivo, geralmente do tipo gaveta, instalado em uma tubulação para interromper a passagem de água.
3.17 Reservatório de água quente: Reservatório destinado a acumular a água quente a ser distribuída.
3.18 Respiro: Dispositivo destinado a permitir a saída de ar e/ou vapor de uma instalação.
3.19 Separação atmosférica: Distância vertical, sem obstáculos e através da atmosfera (sem ligação física), entre a saída da água da peça de utilização e o nível de transbordamento do aparelho sanitário.
3.21 Tubulação de retorno: Tubulação que conduz a água quente de volta ao reservatório de água quente ou aquecedor.
3.22 Válvula de retenção: Dispositivo que permite o escoamento da água em um único sentido.
3.23 Válvula de segurança de pressão: Dispositivo destinado a evitar que a pressão ultrapasse determinado valor.
3.24 Válvula de segurança de temperatura: Dispositivo destinado a evitar que a temperatura da água quente ultrapasse determinado valor.
3.25 Válvula redutora de pressão: Dispositivo que reduz a pressão em determinado trecho da instalação.
3.30 Dispositivo de recirculação: Dispositivo destinado a manter a água quente em circulação, a fim de equalizar sua temperatura
4 Condições gerais
As instalações de água quente devem ser projetadas e executadas de modo a:
a) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade suficiente e temperatura controlável, com segurança, aos usuários, com as pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários e das tubulações;
b) preservar a potabilidade da água;
c) proporcionar o nível de conforto adequado aos usuários;
d) racionalizar o consumo de energia.
5.4 Pressão de serviço (Ps)
5.4.1 A pressão estática máxima nos pontos de utilização não deve ser superior a 400 kPa.
5.4.2 No caso de necessidade da previsão de válvula redutora de pressão, devem ser instaladas sempre duas unidades em paralelo, servindo uma de reserva da outra, sendo proibida a instalação de desvio (by-pass) referente às válvulas redutoras de pressão que alimentam aquecedores.
5.4.3 As pressões dinâmicas nas tubulações não devem ser inferiores a 5 kPa.
5.5 Velocidade da água
5.5.1 A velocidade da água nas tubulações não deve ser superior a 3 m/s.
5.5.2 Nos locais onde o nível de ruído possa perturbar o repouso ou o desenvolvimento das atividades normais, a velocidade da água deve ser limitada a valores compatíveis com o isolamento acústico.