SóProvas


ID
2678509
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


O vencedor: uma visão alternativa


    Nos sete primeiros assaltos, Raul foi duramente castigado. Não era de espantar: estava inteiramente fora de forma. Meses de indolência e até de devassidão tinham produzido seus efeitos. O combativo boxeador de outrora, o homem que, para muitos, fora estrela do pugilismo mundial, estava reduzido a um verdadeiro trapo. O público não tinha a menor complacência com ele: sucediam-se as vaias e os palavrões.

    De repente, algo aconteceu. Caído na lona, depois de ter recebido um cruzado devastador, Raul ergueu a cabeça e viu, sentada na primeira fila, sua sobrinha Dóris, filha do falecido Alberto. A menina fitava-o com o olhos cheios de lágrimas. Um olhar que trespassou Raul como uma punhalada. Algo rompeu-se dentro dele. Sentiu renascer em si a energia que fizera dele a fera do ringue. De um salto, pôs-se de pé e partiu como um touro para cima do adversário. A princípio o público não se deu conta do que estava acontecendo. Mas quando os fãs perceberam que uma verdadeira ressurreição se tinha operado, passaram a incentivá-lo. Depois de uma saraivada de golpes certeiros e violentíssimos, o adversário foi ao chão. O juiz procedeu à contagem regulamentar e proclamou Raul o vencedor.

    Todos aplaudiram. Todos deliraram de alegria. Menos este que conta a história. Este que conta a história era o adversário. Este que conta a história era o que estava caído. Este que conta a história era o derrotado. Ai, Deus. 


(SCLIAR, Moacyr. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.58-59)

De acordo com o entendimento do texto, pode se afirmar que a expressão “uma visão alternativa”, presente no título, justifica-se:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Resposta no trecho: "Todos aplaudiram. Todos deliraram de alegria. Menos este que conta a história. Este que conta a história era o adversário. Este que conta a história era o que estava caído. Este que conta a história era o derrotado. Ai, Deus." 

  • Uma visão alternativa = visão do que foi derrotado.

  • Cara chato este Edmir Dantes

  • A história começa a ser contada como se fosse o vencido contando, mas na verdade era o derrotado. Por isso a "Visão Alternativa" pois era o derrotado contando a história.


    GAB. C

  • Esse edmir dantes deve ser parente do dono do QC, não é possível, já o reportei tantas vezes por atrapalhar os comentários que até perdi as contas. Agora pensem se o QC tomo alguma providência...

  • GABARITO: C

    Eu sou a favor das mensagens do Edmir, tô só o trapo, psicologicamente e financeiramente, pelo menos uma frase de incentivo pra levantar o morto aqui.

  • Vou Resumir minha Opinião sobre o Edmir.

    Eu no ínicio: "Quem esse Edmir ta achando que é? Cara chato véi, so fica postando autoajuda."

    Eu no Fim: "Nossa! Essa Mensagem que o Edmir Postou falou muito comigo, Ta loko! Foi bem na Alma."

    Obs: Só a vivência constante de algo que realmente lutamos e choramos pra ser nos ensina a derrotar o maior inimigo de nós mesmos, o Ego!

  • Errei a questão usando a mesma linha de raciocínio, porém a questão deixou claro que a negação é um conectivo. Assim, no seu exemplo, não há só conectivos de disjunção e conjunção, mas também de negação.