-
Gab. D
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto.
O texto é informativo. O escritor expõe brevemente um tema, não há interferência de subjetividade.
-
GABARITO: D
-
GABARITO: D
O texto é impessoal e não apresenta uma linguagem subjetiva.
-
Linguagem Subjetiva
É quando o narrador deixa transparecer como ele vê ou sente o tal tema discutido, não há preocupação com a exatidão dos detalhes da tal coisa e sim transmitir a impressão que causa ao narrador demonstrando todos seus sentimos.
Exemplo: " O sujeito que parecia um carro de boi cruzando com um trem de ferro, já entrou soltando fogo pela folga do dente de ouro''.
-
Em muitos casos não existe diferença entre um texto informativo e um texto expositivo.
Isso porque a informação também é um dos seus principais recursos linguísticos de um texto expositivo. À informação se juntam, ainda, conceituação, definição, descrição, comparação e enumeração.
Apesar da semelhança entre ambos, segundo o objetivo pretendido, os textos expositivos podem ser classificados em Texto Expositivo-argumentativo e Texto Expositivo-informativo.
Importante notar que o gênero de textos informativos pode conter outros tipos de textos: descritivos, narrativos ou expositivos.
Ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa, o texto informativo utiliza linguagem denotativa.
Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
PGR defende imparcialidade de Moro para julgar Lula no caso do sítio de Atibaia
-
A) referência a dados estatísticos que reforçam a credibilidade das informações. -> Essa característica é presente em noticiários. Não há nem o que comentar.
B) proposição inicial clara de uma ideia a ser desenvolvida ao longo do texto -> "O homem vive em média sete anos a menos que a mulher."
C) emprego de linguagem específica relacionada ao assunto proposto. -> A linguagem é objetiva, formal e imparcial.
D) linguagem subjetiva ilustrando a pessoalidade do discurso do autor. -> Errado. Alternativa anterior explica.
-
GABARITO D
PARA REVISÃO :
Características da descrição objetiva
Descrição objetiva - Descrição direta, neutra.Valorização da imparcialidade.Transmissão dos detalhes com exatidão.Utilização de substantivos concretos. Utilização da função referencial da linguagem, de sentido denotativo.
Características da descrição subjetiva
Interferência emocional. Transmissão de visão pessoal.Utilização de muitos adjetivos. Utilização de substantivos abstratos. Utilização da função poética da linguagem, de sentido conotativo.
“É o que você faz agora que faz a diferença”.
-
não há subjetividade ;
noticia é objetivo e utiliza-se da linguagem referencial para informar.
("Os dados fazem parte do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado anualmente pelo governo federal")