SóProvas


ID
2678971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação societária e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue o item a seguir.


Na demonstração dos fluxos de caixa, os movimentos entre itens que constituem equivalentes de caixa são excluídos porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade, e não parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

     

    Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

     

    I - Atividades Operacionais;

    II - Atividades de Investimento;

    III - Atividades de Financiamento.

     

    As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.

     

    As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

     

    As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

  • A questão exige conhecimentos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) - Demonstração dos Fluxos de Caixa que possui o objetivo de requerer a prestação de informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa da entidade por meio de demonstração dos fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Vejamos o item do Pronunciamento que foi alvo de cobrança, com os devidos destaques:

     

    9. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gestão de caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa.

     

    Observe que a banca transcreve em outras palavras o que o Pronunciamento Técnico estabelece em seu item 9. Portanto, a questão está correta.

  • Segundo o CPC 03, item 9, os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gestão de caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Não sei se isso é o certo, mas penso dessa forma:

    O DFC quer demonstrar o FLUXO de caixa, ou seja, a entrada e a saída. Assim, os itens que já estão no caixa e nos equivalentes de caixa não estão entrando ou saindo, somente se movimentando entre si (acredito que seja um fato permutativo).

    Não sei se está correto este pensamento, quem souber, por favor, me corrija!