SóProvas


ID
2679406
Banca
FUMARC
Órgão
Câmara de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Twitter e Facebook viciam mais do que álcool e cigarro, diz estudo       


      Se você é daqueles que não desgruda das redes sociais, cuidado: pode estar viciado. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Chicago sobre autocontrole e desejo, é mais difícil resistir ao Twitter e Facebook do que ao cigarro e álcool.

      Pesquisadores deram smartphones para 205 adultos e pediram para que eles usassem seus aparelhos, especialmente as redes sociais, sete vezes por dia durante algumas semanas. Quando os voluntários foram recrutados responderam questionários sobre vícios e desejos e, ao final do processo, participaram de uma nova sondagem sobre o mesmo assunto.

   Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo. Inesperadamente, álcool e cigarro não estavam no topo da lista, como se suspeitava inicialmente. Já no questionário respondido ao final do estudo, os pesquisadores notaram que, uma vez estimulado a manterem contato constante com a internet, os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web. 

      A maioria dos participantes tinha dificuldade de parar de verificar suas redes sociais, mesmo quando eles não tinham tempo ou estavam compromissados com outros assuntos. Outro vício que pode ser notado foi o trabalho. Muitos participantes aproveitavam para usar seus smartphones como uma extensão do trabalho, mesmo quando estavam em suas horas de lazer.

      Diante desse quadro, os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente que ela pode acabar deslocando o indivíduo de todas as outras atividades.

      Para os pesquisadores, o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante e o desejo conflitante, de evitar as consequências negativas de tal comportamento. Como no uso de redes sociais, os aspectos negativos não estão aparentes, o potencial de vício dessas ferramentas é muito maior do que drogas como cigarro e álcool.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI293747- 17770,00TWITTER+E+FACEBOOK+VICIAM+MAIS+DO+QUE+ALCOOL+E+CIGARRO+DIZ+ESTUDO.html Acesso em: 26 fev.2018 

As palavras destacadas são adjetivos, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • “Inerentemente” é advérbio. No português grande parcela dos advérbios carregam consigo o afixo “-mente.”

     

    Letra C

  • Mente tocou advébio trasformou. ;)

  • c)

    “[...] os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente [...].”

  • Nem todas as palavras que terminam com - mente é advérbio. Fiquem atentos!

  • INERENTEMENTE É ADVÉRBIO.

  • Gabarito letra C

     

    Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidadedefeitoestadocondição,, ele pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

     

    Uma forma fácil de identificar é observar que, como dito acima, o adjetivo faz referência a um substantivo, e como identificar isso? Simples procure os artigos, eles mostram o substantivo e também tem o poder de substantivar qualquer palavra que venha depois dele. (observe em azul os artigos e logo em seguida virá o substantivo)

     

     a) “Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo.” (obs. você pode colocar um artigo, mentalmente, na frente de iniciais também "os iniciais");

     

     b)“[...] os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web.” 

     

     c)“[...] os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente [...].” (repare que não cabe artigo na frente de inerentemente, ninguém fala tão o/a/um inerentemente

     

     d)“[...] o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante [...].”

  • Adjetivo + Sufixo MENTE = advérbio

  • linda moça.

  • Nem toda palavra que termina com MENTE é advérbio. Vai variar de acordo com o contexto.

  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA DENISE CARNEIRO (TECCONCURSOS)

    A alternativa "C" é a INCORRETA.

     

    Devemos indicar a única frase que não destaca um ADJETIVO em negrito. Esta é a classe que qualifica ou atribui uma característica ao substantivo. Ex: bonito, vermelho, agradável, brasileiro, especial, etc.

     a)  “Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo.”

    CORRETA. Adjetivo relativo a "início", que começa, que inicia alguma coisa.

     b)  “[...] os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web.”

    CORRETA. Adjetivo que qualifica algo que surgiu recentemente (no caso, um vício).

     c)  “[...] os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente [...].”

    INCORRETA. O termo em negrito é um advérbio de modo (de forma inerente, própria, inseparável). 

    Advérbio: é a classe que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância (tempo, lugar, intensidade, modo, etc.). Ex: aqui, acolá, pouco, amanhã, bem, mal, não, talvez, etc.

    Nesse caso, o advérbio "inerentemente" modifica o adjetivo "atraente".

     d)  “[...] o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante [...].”

    CORRETA. Adjetivo relativo a "vício", que vicia.

     Gabarito: Letra C.

  • caí igual um PATO

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento em morfologia. O candidato deve indicar qual assertiva possui uma palavra em destaque que não é adjetivo. Vejamos:

    O adjetivo é a classe de palavras que caracteriza o substantivo. Ex: O menino moreno saiu. ("moreno" está caracterizando o menino, indicando o seu tom de pele, por isso, é um adjetivo.)

     Sabendo essa informação, iremos analisar cada assertiva. Analisemos:

    a) Incorreta.

    “Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo.”

    A palavra "iniciais" caracteriza o substantivo "questionários".

    b) Incorreta.

    “[...] os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web.”

    A palavra "novo" caracteriza o substantivo "vício".

    c) Correta.

    “[...] os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente [...].”

    A palavra está diretamente ligada ao adjetivo "atraente", dessa forma, só podendo ser advérbio, pois é a única classe que dá circunstância ao adjetivo, indicando o seu modo.

    d) Incorreta.

    “[...] o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante [...].”

    A palavra "viciante" caracteriza o substantivo "comportamento".

    Gabarito do monitor: C