SóProvas


ID
2679694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.


Na avaliação de desempenho de pessoas, é correto utilizarem-se métodos de características de personalidade, que possuam baixa subjetividade, ou abordagens orientadas para resultados, que medem as contribuições dos funcionários para as organizações.

Alternativas
Comentários
  • Métodos de características de personalidade -> Alta subjetividade.

     

    Gab. Errado

  • Quando o enunciado fala em 'Métodos de características de personalidade, automaticamente está tratando de método que está sujeito à subjetividade. Portanto, a questão erra exatamente em deixar como possível a compatibilização de tal método e um nível baixo de subjetividade. 

  • ERRADO

     

    1) Os métodos que avaliam personalidade são subjetivos.

    2) São usados na SELEÇÃO e não na avaliação de desempenho.

     

     

    FONTE: Anotações das aulas da profª Kátia Lima.

     

     

  • A subjetividade é um elemento importante em processos de interpretação, criatividade etc.

    Mesmo sem consultar a literatura específica, já ficamos desconfiados do erro.

    ERRADO.

  • As  medidas  subjetivas  são  costumeiramente  utilizadas  quando medimos os comportamentos dos funcionários. Já as medidas objetivas são mais utilizadas ao medir os resultados dos colaboradores. 

    Subjetivo = comportamento

    Objetivo = resultado.

     

  • O CESPE SE REPETINDO.

     

    Entre os critérios de avaliação de desempenho comportamental incluem-se a produtividade no trabalho, o conhecimento de métodos e de técnicas inerentes ao cargo, o trabalho em equipe e o comprometimento com o trabalho.

     

    GAB ERRADA. Segundo Robbins, os critérios mais comuns a serem analisados nas avaliações são os resultados de tarefas individuais, os comportamentos dos avaliados e seus traços individuais de personalidade. Nesse caso, os resultados de tarefas são mais indicados por proporcionarem fatores objetivos, enquanto os comportamentos e traços estão ligados a fatores subjetivos.

  • Errei por pensar que toda avaliação precisa ser objetiiva, mas lendo os comentários dos colegas, percebo que, de fato, não há que se falar em objetividade, quando se fala em comportamento humano, nisso trata até mesmo o direito administrativo quando se refere a responsabilidade SUBJETIVA para atos praticados pelo agente público.

     

    Enfim, dizem que aprendemos mais com os erros, sendo assim, não podemos desanimar, pois, pouco a pouco, estamos desenvolvendo mais e mais conhecimentos e cada vez mais próximos da vitória!

     

    Bons estudos, hermanos!!

  • Na avaliação de desempenho de pessoas, é correto utilizarem-se métodos de características de personalidade, que possuam baixa subjetividade, ou abordagens orientadas para resultados, que medem as contribuições dos funcionários para as organizações. 

    E

  • Complementando ....


    Como os testes de personalidade são mais caros, somente são utilizados em casos especiais ou em cargos da alta direção.


    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Foco da Gestão de Desempenho: Comportamento e Resultados dos colaboradores.

     

    Comportamento -> Indicador Qualitativo - SUBJETIVO

    Resultados -> Indicador Quantitativo - OBJETIVO

     

    Fonte: Ribas.

  • Os testes de personalidades, ou psicológicos, fazem parte das técnicas de seleção, para mensurar o nível de equilíbrio e adequação emocional dos candidatos em uma situação específica. 

  • Os métodos de avaliação de desempenho apenas se concentram em medidas e indicadores de comportamento e de resultados no trabalhonão abordando outros fatores que originam o desempenho, como a motivação e o contexto psicossocial e técnico de trabalho.

     

    Esses aspectos tendem a ser abordados apenas em pesquisas correlatas de clima, satisfação etc, que podem ser usados para interpretações mais apuradas dos escores de desempenho obtidos pela aplicação dos métodos tradicionais. Dessa forma, gestão de desempenho é atribuição básica da área de recursos humanos.

     

    Chiavenato...

     

    Bons estudos

  • Respondi pela lógica não sei se tive o pensamento correto

    Mas se o avaliado vai avaliar com base no comportamento do funcionário, ele não vai ter baixa subjetividade

    Comportamento está inerente ao sujeito e cada um tem o seu comportamento, olhando por este prima, a subjetividade é alta

    So com esta análise deu pra acertar a questão 

  • Para responder essa questão segui o raciocínio: 

    Não existe um método correto a ser utilizado para avaliar o desempenho. A avaliação da cultura organizacional será uma diretriz para a escolha do método que seja mais adequado para a organização. Por exemplo, uma organização com uma cultura muito rígida e hierarquizada terá dificuldades em utilizar o método 360º...

    Quando a questão diz:

    Na avaliação de desempenho de pessoas, é correto utilizarem-se métodos de características de personalidade, já torna a assertiva ERRADA.

     

     

  • Nota mental após essa questão de GP: estudar mais as orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas!

  • características de personalidade? Para o meu entender a questão pecou nessa hora.

  • NÃO EXISTEM MÉTODOS DE PERSONALIDADE QUE NÃO SEJAM SUBJETIVOS, OU QUE SEJAM POUCO SUBJETIVOS

  • Sintetizado pra ti.

    Pra ficar certo basta colocar "desempenho individual" no lugar de "personalidades".

  • personalidade = subjetivos

    resultados = objetivos

  • Errado.

    Hoje, a tendência no setor público aponta para as abordagens orientadas para resultado; ex.: avaliação por resultados e avaliação 360º graus. Esta, embora não baseada em resultados, está voltada para a competência, que envolve o direcionamento a resultados. Quanto a características de personalidade, é possível avaliá-las em uma seleção para cargos de alta complexidade ou afetos à segurança pública, por exemplo. O desempenho envolve competência, motivação, contexto organizacional, mas não características de personalidade. 

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • A avaliação de desempenho não avalia a personalidade do indivíduo. Ela avalia a capacidade de entrega de resultados.

  • A que se espera de uma avaliação de desempenho moderna é que ela não seja focada em características da personalidade, e sim no alcance de metas e objetivos, trazendo resultados para a organização, como eu falei para vocês na questão anterior. Ademais, um método baseado em características de personalidade possui um alto grau de subjetividade, pois um avaliador pode gostar do jeito de um indivíduo, mas outro avaliador não. Logo, afirmativa incorreta.

    Gabarito: E

  • Gab: ERRADO

    As características de Personalidade são extremamente subjetivas. Portanto, gabarito errado.