SóProvas


ID
2679766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao instrumento e ao processo de orçamentação.


A reserva de contingência destina-se ao pagamento de restos a pagar que excederem as disponibilidades de caixa ao final do exercício.

Alternativas
Comentários
  • Reserva de contigência é uma dotação global genérica destinada a quitar passivos contigentes, tais como:

     

    - Demanda judicial de uma empresa estatal dependente; e

    - calamidade pública.

     

    É uma exceção ao princípio orçamentário da especificação.

     

    GABARITO: ERRADO

  • Gabarito EXTRAOFICIAL preliminar: ERRADA

    A reserva de contingência, que é uma dotação global para atender a passivos contingentes e outras despesas imprevistas, não se destina somente ao pagamento de restos a pagar, como diz o enunciado. Segundo o art. 91 do DL 200/67, sob a denominação de Reserva de Contingência, o orçamento anual poderá conter dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais. Além disso, conforme a LRF:

    Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

    III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

    a) (VETADO)

    b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

    Os Passivos Contingentes correspondem às demandas judiciais de grande impacto que se encontram pendentes de julgamento pelos tribunais superiores como STJ e STF; dívidas em geral que se encontram em processo de reconhecimento; e operações de garantias e aval dados pelo Poder Público. Os outros riscos são comumente classificados em riscos orçamentários e riscos de dívida. Os riscos Orçamentários encontram-se relacionados à possibilidade de estimativas de receitas e montante de despesas fixadas na Lei Orçamentária Anual não se confirmarem na execução dos orçamentos. A estimativa das receitas está atrelada a variáveis macroeconômicas que influenciam no montante de recursos arrecadados, por exemplo: o nível de atividade econômica, as taxas de inflação, juros e câmbio. Assim, uma queda no Produto Interno Bruto – PIB provoca queda na arrecadação de tributos em todos os entes da Federação. Os restos a pagar não se enquadram nesses conceitos!

  • "LRF, Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

            III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

            b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos."

  • reserva de contingência é uma das fontes para créditos adicionais - que não gera aumento no valor global do orçamento.

    os demais são:

    -- anulação total ou parcial de dotação

    --recursos sem despesas correspondentes

  • Reserva de contingência -> é definida na LDO com base na Receita Corrente Líquida. Compreende o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos.

    GAB ERRADO.

  • Reserva de contigência É uma dotação para imprevistos.

  • Reserva de contingência não tem destino certo, é para imprevistos

  • GAB:E

     

    A LRF, no art. 5o,estabelece a obrigatoriedade da LOA conter Reserva de Contingência, cuja forma de utilização e montante são estabelecidos na LDO, com base na receita corrente líquida.
     

  • Reserva de Contingência é uma ferramenta (artifício) orçamentário/contábil, que permite a reserva de recursos orçamentários livres para que a administração possa dispor a qualquer momento para situações imprevistas do ponto de vista do planejamento orçamentário, mediante créditos adicionais e, suplementações.

    Fonte: https://jus.com.br/noticias/.../o-cumprimento-das-metas-fiscais-e-o-contingenciamento

  • Julgue o item seguinte, relativo ao instrumento e ao processo de orçamentação.

     

    A reserva de contingência destina-se ao pagamento de restos a pagar que excederem as disponibilidades de caixa ao final do exercício.

     

    AFIRMATIVA ERRADA.

     

    Na LRF assim está disposto: art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: 

    [...]

    III - conterá reserva de contigência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao: 

    a) VETADA;

    b) atendimento de passivos contigentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

     

     

    Portanto, A reserva de contingência destina-se ao atendimento de passivos contigentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. A reserva de contigência NÃO SE DESTINA ao pagamento de restos a pagar que excederem as disponibilidades de caixa ao final do exercício.

  • ERRADO

     

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Telebras Prova: Analista Superior - Administrativo

    A reserva de contingência é uma dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais. Certo.

  • O que é a reserva para contingências? A reserva para contingência é uma dotação orçamentária não especificada e não destinada a órgão, fundo ou despesa. Deverá estar prevista na LOA e sua forma de utilização e montante serão definidos com base na receita corrente líquida.

  • Errado!

    Decreto 200/67

     Art. 91.Sob a denominação de Reserva de Contingência, o orçamento anual poderá conter dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais. 

  • A reserva de contingência funciona como fonte de recursos para créditos adicionais:

    Decreto 200/67

     Art. 91.Sob a denominação de Reserva de Contingência, o orçamento anual poderá conter dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais. 

    -->A LOA conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, será estabelecida na LDO, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

                       --->Utilizada para abertura de créditos adicionais.

                       ---> A RPPS também poderá ser utilizada durante o exercício, caso necessário, para a abertura de créditos adicionais com o objetivo de atender a compromissos desse regime.

                                                                     ---->Fonte específica para atender à RPPS.

  • questão errada!

    Restos a pagar são despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de desembro distiguindo-se as processadas das não processadas.

    Lei LRF:

      Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

     III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

            (reserva de contingência será usada para) :b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

  • A Reserva de Contingência é uma dotação global utilizada para imprevistos e também poder ser ultilizada para abertura de créditos adcionais.

    Fonte: Meu Resumo rsrsrs

    O corpo alcança o que a mente acredita...pense nisso!

  • Reserva de Contingência serve para atender gastos/situações imprevistas.É uma espécie de poupança para amortecer possíveis desequilíbrios.

    Fonte: Prof. Anderson F.

    Questão errada!

  • Reserva de Contingência

    Dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais.

  • Gab: ERRADO

     

    Reserva de contingência não é vinculada a nada!

  • Reserva de Contigência-----------> Passivo Contingente

  • A Reserva de Contingência pode ser usada como fonte de recursos para Créditos Adicionais, com espeque no art. 5o, III, da LRF.

  • A reserva de contingência compreende o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos. Os Passivos Contingentes são representados por demandas judiciais, dívidas em processo de reconhecimento e operações de aval e garantias dadas pelo Poder Público. Não há previsão de destinação para restos a pagar.

  • A classificação da Reserva de Contingência, bem como a Reserva do RPPS, são destinadas ao atendimento de passivos

    contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, inclusive para a abertura de créditos adicionais, quanto à

    natureza da despesa orçamentária.

    Fonte: MTO, 2019.

  • Caberá a LDO dispor sobre a reserva de contingência...

  • Nada disso! A Reserva de contingência é destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos (LRF, art. 5º, III, b).

    Lembrando que a reserva de contingência é uma dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais (DL 200/67). Por isso, ela é considerada uma exceção ao princípio da especificação (especialização ou discriminação).

    Gabarito: Errado

  • Restos a pagar não é despesa IMPREVISTA no final do exercício, logo não pode usar a reserva de contingência.

    reserva de contingência compreende o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos.

    GAB) E

  • ERRADO

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    A questão trata da RESERVA DE CONTINGÊNCIA, especificamente na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – LC n° 101/2000).


    Observe o art. 4, §3º, LRF:

    § 3º - A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem".


    Agora, o art. 5, III, b, LRF:

    “Art. 5 - O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

     III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

    b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos".


    Portanto, a reserva de contingência (exceção ao Princípio da Especificação) é definida com base na RCL, conteúdo na LOA e a forma de utilização e montante (cálculo) na LDO, sendo avaliados os passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais no Anexo de Riscos Fiscais.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O que é a reserva para contingências? A reserva para contingência é uma dotação orçamentária não especificada e não destinada a órgão, fundo ou despesa. Deverá estar prevista na LOA e sua forma de utilização e montante serão definidos com base na receita corrente líquida.

  • Excedeu? Cancela o excedido.