SóProvas


ID
2679796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação a despesa pública, julgue o item subsequente.


Independentemente do ente federativo, para fins de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, é obrigatório o desdobramento dos elementos de despesa em níveis menores de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Manual Técnico do Orçamento, 2018:

     

    "A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que ocorre na despesa, é de utilização obrigatória por todos os entes da Federação, sendo facultado o seu desdobramento para atendimento das respectivas necessidades.

     

    meu instagram @agpconcursos

  • Gabarito EXTRAOFICIAL preliminar: ERRADA

    Conforme o MCASP 7ª edição, o Elemento de Despesa Orçamentária Tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros que a administração pública utiliza para a consecução de seus fins. A descrição dos elementos pode não contemplar todas as despesas a eles inerentes, sendo, em alguns casos, exemplificativa. Com relação ao desdobramento do Elemento da Despesa, conforme as necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.

  • Independentemente do ente federativo, para fins de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, é obrigatório o desdobramento dos elementos de despesa em níveis menores de classificação.

     

    Errada -> O elemento de despesa é o quarto nível, e tem por finalidade identificar os objetos do gasto (exemplo -> 41 contribuições, 42 auxílios, 43 subvenções sociais, 45 subvenções econômicas).  Agora, para fins de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.

  • classificação da receita orçamentária é OBRIGATÓRIA, no entanto seu desdobramento é FACULTATIVO. 

     

  • Conforme as necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.

     

    Sérgio Mendes

  • ERRADA

    É facultado o desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária.

    FONTE: PROFESSOR ANDERSON - IMP

  • ERRADO

     

    Foram reservados 4 dígitos para desdobramentos com a finalidade de identificar peculiaridades de cada receita, caso seja necessário. Desse modo, esses dígitos podem ou não ser utilizados conforme a necessidade de especificação do recurso.

  • Independentemente do ente federativo, para fins de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, é obrigatório o desdobramento dos elementos de despesa em níveis menores de classificação.

     

    O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ NESSE OBRIGATÓRIAMENTE QUANDO NA VERDADE É FACULTATIVO.

    "AFO NÃO É DE DEUS"

     

  • A classificação é obrigatória até o elemento da despesa. O seu desdobramento (subelemento) não o é.

    1° dígito - natureza econômica

    2° dígito - grupo de natureza da despesa

    3° e 4° dígitos - modalidade de aplicação

    5° e 6° dígitos - elemento da despesa

    7° e 8° dígitos - subelemento

  • CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA POR NATUREZA  (CGMED)

    Categoria econômica

    Grupo de natureza da despesa (GND)

    Modalidade de aplicação

    Elemento da despesa

    Desdobramento FACULTATIVO do Elemento da Despesa. (Não é obrigatório)

  • daquelas bonitinhas né? Pois é, aqui nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaao.
    A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que ocorre na despesa, é de utilização obrigatória por todos os entes da Federação, sendo facultado o seu desdobramento para atendimento das respectivas necessidades. Sobre o assunto, as receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios:
    1. natureza de receita;
    2. indicador de resultado primário;
    3. fonte/destinação de recursos; e
    4. esfera orçamentária.

     

    MTO 2018

     

    GAB ERRADO

  • Na LOA, a discriminação da despesa, quanto à sua natureza, far-se-á, no mínimo, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicação.

     

    -Prof. Sérgio Mendes

  • DESDOBRAMENTO É FACULTATIVO.

    GABARITO:ERRADO

    "É ERRANDO QUE SE APRENDE A NÃO ERRAR MAIS"

    SEGUE O @CONCURSEIRORAMBO NO INSTAGRAN

  • MTO PAGINA 17

    A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que ocorre com a despesa, é de utilização obrigatória por todos os ntes da federação, sendo facultado o seu desdobramento para atendimento das respectivas necessidades.

  • Gabarito: ERRADO

    A classificação da receita orçamentária é OBRIGATÓRIA, mas seu desdobramento é facultativo

    Para dicas de concurso, questões comentadas, notícias, meu dia a dia: me siga no instagram @pedroconcurso ou instagram.com/pedroconcurso

  • Lei 4320/64, Art. 15. Na Lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á no mínimo por

    elementos.

  • Independentemente do ente federativo, para fins de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, é obrigatório o desdobramento dos elementos de despesa em níveis menores de classificação. Resposta: Errado.


    Comentário: MTO/2018, Item 5.6.2.1, diz que na base de dados do sistema de orçamento, o campo referente à natureza da despesa contém um código composto por oito algarismos, sendo o 1º dígito representativo da categoria econômica, o 2º dígito do grupo de natureza da despesa, o 3º e o 4º dígitos representam a modalidade de aplicação, o 5º e o 6º o elemento de despesa, e o 7º e o 8º dígito representativo do desdobramento facultativo do elemento de despesa (subelemento).

  • Os comentários mais curtidos falam de receita e a questão fala de despesa. Nossa!

  • Errado.

    De acordo com as necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, fica

    facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa

  • Classificação financeira por elemento de despesa

    Tem por finalidade identificar os objetos de gasto (diárias, material de consumo, juros, vencimentos, equipamentos, materiais, obras e instalações, locações, auxílios, e outros)

    Responde a pergunta "O QUE está sendo adiquirido?'

    Ela classifica as aquisições independentemente da finalidade a que se destine (ex material de consumo utilizado na Saúde, Transporte, Judiciário, Legislativo, etc... será sempre classificada no elemento X)

    É vedada a utilização em projetos e atividades dos elementos de despesa: 41 – Contribuições, 42 – Auxílios e 43 – SubvençõesSociais, o que pode ocorrer apenas em operações especiais. Por outro lado, é vedada a utilização de elementos de despesas que representem gastos efetivos em operações especiais,

    ATENÇÃO::::::: É FACULTADO a cada Ente da Federação o desdobramento dos elementos de despesas a fim de atender às necessidades específicas de escrituração contábil.

  • Classificação por Natureza da Despesa

    Categoria Econômica

    Grupo de Natureza de Despesa

    Modalidade de Aplicação

    Elemento de Despesa

    Desdobramento FACULTATIVO do Elemento

    Conforme as necessidades de escrituração contábi e controle da execução orçamentária, fica FACULTADO por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.

  • (ERRADO)

    Subelemento é FACULTATIVO

  • ERRADO

    O desdobramento é facultativo !

    VEJAM:

    (Sefaz-RJ/2013) "O desdobramento suplementar dos elementos de despesa, para atendimento das necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, será feito de forma:

    GAB: d) facultativa.

  • Além dos comentários citados pelos colegas, há outra dica:

    Se explícito na questão, as palavras: -> "Elaboração", "Projeto", "Proposta" e "Planejamento", é Suficiente detalhar apenas até o 3º nível: "Modalidade de Aplicação, ficando, neste caso, facultados: "Elemento de Despesa" e o "Desdobramento do Elemento da Despesa".

  • o DESDOBRAMENTO é FACULTATIVO

  • É CIRCUNSTANCIAL.

    QUANDO FOR O CASO DE SE IDENTIFICAR A LOCALIZAÇÃO, USA-SE O DESDOBRAMENTO, QUE FICA CONSIGNADO A CADA SUBDIVISÃO DA AÇÃO.

    ABC

  • ERRADO

    MCASP 8 EDIÇÃO (página 92)

    4.2.4.6. Desdobramento Facultativo do Elemento da Despesa

    Conforme as necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.

  • Portaria interministerial  163/2001

    Art. 3,  § 5o É facultado o desdobramento suplementar ( SUB ELEMENTO) dos elementos de despesa para atendimento das necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária.

  • ERRADO

  • Nem de receita essa questão ta falando, como os dois comentários mais curtidos utilizaram a receita como embasamento? Credo galera.

  • Primeiramente, o elemento de despesa é uma das subdivisões da classificação da despesa pública segundo sua natureza.

    Desdobramento Facultativo do Elemento da Despesa

    Conforme as necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa. 

  • Portaria SOF/STN 163/2001

    Art. 3o A classificação da despesa, segundo a sua natureza, compõe-se de:

    I - categoria econômica;

    II - grupo de natureza da despesa;

    III - elemento de despesa; 

    § 5o É facultado o desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária. 

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    Desdobramento facultativo do elemento da despesa/ou subelemento

    Fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.