SóProvas


ID
2679955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do financiamento do déficit público brasileiro a partir da última década de 80 e da sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue o item subsequente.


A partir de 1995, como elemento de sustentação do Plano Real, a política fiscal do governo federal assumiu forte caráter contracionista, reduzindo gastos discricionários, notadamente os associados à rubrica outras despesas correntes e de capital do Tesouro Nacional, e às aposentadorias e pensões, por meio da concessão de reajustes em patamares inferiores ao da inflação do período.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva completamente errada.

    01. Não houve política fiscal de forte caráter contracionista. Esperava-se que isso fosse acontecer em 1996, mas o governo deu preferência à formação da coalizão política necessária à aprovação da emenda de reeleição, o que demandou uma política fiscal frouxa.

    02. Apesar da reforma da previdência de 1998, houve aumento dos beneficiário durante o governo FHC, assim como aumento real dos valores dos benefícios.

  • Política monetária que era restritiva, para evitar aumento da demanda ou custos (âncora monetária). Além disso, havia câmbio valorizado favorável às importações, para segurar os preços internos (âncora cambial).