SóProvas


ID
2680030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito da elaboração das demonstrações contábeis segundo os pronunciamentos do CPC e a legislação vigente.


Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliadas segundo seu custo histórico.

Alternativas
Comentários
  • CPC 00

    As demonstrações contábeis são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal.

    4.27. As receitas e as despesas podem ser apresentadas na demonstração do resultado de diferentes maneiras, de modo a serem prestadas informações relevantes para a tomada de decisões econômicas. Por exemplo, é prática comum distinguir os itens de receitas e despesas que surgem no curso das atividades usuais da entidade daqueles que não surgem. [...] Quando da distinção dos itens dessa forma, deve-se levar em conta a natureza da entidade e suas operações. Itens que resultam das atividades usuais de uma entidade podem não ser usuais em outras entidades.

     

    4.56. A base de mensuração mais comumente adotada pelas entidades na elaboração de suas demonstrações contábeis é o custo histórico.

     

    Creio que a questão falha ao afirmar que "devem ser apresentadas pelo critério de competência". Pois, o CPC 00 traz que o regime de competência é para o RECONHECIMENTO. E não para a APRESENTAÇÃO.

     

    RESUMO:

    Reconhecimento de Receita....................Regime de Competência

    Mensuração da Receita.............................VR Justo (CPC 47) ou C.H ou de outra maneira.

    Apresentação/Evidenciação da Receita...Conforme relevância e/ou natureza. Ex>Conforme a natureza ou função (CPC 26)

     

    GAB. E

  • Corroborando

     

    CPC 26

     

    27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.

  • Questão sobre mensuração de elementos contábeis.

     

    Com a revogação de CPC 30, as receitas passaram a serem reguladas pelo novo CPC 47, que trata da "Receita de contrato com cliente".

     

    Segundo essa norma, as receitas devem ser mensuradas pelo VALOR JUSTO da contraprestação. Portanto, está incorreto afirmar que as receitas serão avaliadas pelo custo histórico.

     

    Por fim, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, a entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis utilizando-se do regime de competência.

     

    CPC 47 66. Para determinar o preço de transação para contratos nos quais o cliente promete contraprestação na forma que não seja pagamento em dinheiro, a entidade deve mensurar a contraprestação não monetária (ou promessa de contraprestação não monetária) pelo valor justo

     

     

    Gabarito ERRADO

    Professor Renato Valente/Tec Concursos

  • Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliadas segundo o valor do preço da transação.

    CPC 47, o preço da transação é o valor da contraprestação à qual uma entidade espera ter direito em troca da transferência dos bens ou serviços prometidos ao cliente, excluindo quantias cobradas em nome de terceiros. A contraprestação prometida em contrato pode incluir valores fixos, variáveis ou ambos.

    Em suma: preço da transação é o valor líquido que você espera que vai receber.

  • Esta errada a parte de custo histórico, deve ser pelo valor de transação ou efetivo.

  • ERRADA

     

    deve ser sim seguir  regime de competencia, mas a avaliação não é pelo custo histórico

  • O CPC 47 determina que as receitas de contrato com clientes devem ser apresentadas pelo valor justo da contraprestação. Havendo juros, estes devem ser tratados como receita financeira.

    CPC 46 (R2) – MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO 

    Esta Norma define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

     

     

     

    GABARITO: ERRADO.

  • CESPE EBSERH 2018

    A demonstração do resultado do exercício deve ser elaborada em observância ao princípio da competência.

    Resposta: CERTO

    O problema é a parte do custo histórico mesmo

  • CPC 30

    A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber. 

  • Disposto no art. 187, Lei n. 6.404/1976.

    Regime de competência de uso obrigatório na escritura da companhia: art. 177, Lei n.

    6.404/1976.

    As receitas devem ser avaliadas pelo seu valor justo. (CPC 47)

    Gran Cursos Online

    professor Egbert Nascimento

  • GABARITO ERRADO

    A receita deve ser mensurada pelo VALOR JUSTO da contraprestação recebida ou a receber, através do aumento do ativo ou diminuição do passivo, devendo ser mensurada com confiabilidade.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Q436225 - Ano: 2014 Banca:  Órgão: ANTAQ  Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Analista Administrativo - Ciências Contábeis

    A receita de vendas de produtos, mercadorias e prestação de serviços decorrentes da atividade fim da empresa deve ser mensurada pelo valor justo da contraprestação recebida ou a receber.

    GAB C

  • Errado!

    Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliadas segundo seu valor justo.

  • Segundo o CPC 47, as receitas devem ser mensuradas pelo valor justo da

    contraprestação. Lembre-se que também quando for de longo, as receitas são

    apresentadas pelo valor presentes.

    CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente

    66. Para determinar o preço de transação para contratos nos quais o cliente

    promete contraprestação na forma que não seja pagamento em dinheiro, a

    entidade deve mensurar a contraprestação não monetária (ou promessa de

    contraprestação não monetária) pelo valor justo

  • VALOR JUSTO!

  • Questão sobre a contabilização da receita.

    De forma geral, existem dois regimes na contabilização de receitas e despesas, que são utilizados para registrarmos os fatos contábeis referentes a entidade. Ou seja, dois critérios podem ser utilizados para atestar a existência de uma receita e uma despesa: caixa ou competência.

    No regime de caixa, se considera a existência de uma receita, quando a entidade recebe um valor, e de uma despesa quando a entidade paga um valor. Neste regime de contabilização o que interessa é a efetiva entrada de recursos, no que diz respeito às receitas, e o efetivo pagamento ou saída de recursos, no que diz respeito às despesas.

    Já no regime de competência, consagrado na NBC TG EC (CPC 00) e na legislação comercial, as receitas e despesas são geradas em função da ocorrência do fato gerador (ex.: prestação de um serviço). Em outras palavras, receitas são consideradas ganhas quando uma mercadoria ou produto ou serviço são prestados, independentemente de o valor ter sido recebido, e as despesas, como incorridas para fins de registro, quando concretizadas, independentemente de terem sido pagas.

    É nesse sentido que o CPC 26 – Apresentação Das Demonstrações Contábeis, dispõe:

    27.  A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.  

    Pois bem, agora precisamos saber qual é a base mensuração que utilizamos para avaliar as receitas. Segundo o CPC 00 os elementos reconhecidos nas demonstrações contábeis (ativos, passivos, receitas e despesas) são quantificados em termos monetários. Isso exige a seleção de uma base de mensuração.

    A base de mensuração é uma característica identificada, por exemplo, custo histórico, valor justo ou valor de cumprimento de item sendo mensurado. Aplicar a base de mensuração a ativo ou passivo cria uma mensuração para esse ativo ou passivo e para as respectivas receitas e despesas.

    Atenção! O antigo CPC 30 – Receitas, dizia que a receita deveria ser mensurada pelo valor justo da contraprestação recebida ou a receber. Mas esse CPC foi revogado pelo CPC 47 - Receita de Contrato com Cliente.

    Veja como o CPC 47 trata da mensuração da receita:

    2. O princípio básico deste pronunciamento consiste em que a entidade deve reconhecer receitas para descrever a transferência de bens ou serviços prometidos a clientes no valor que reflita a contraprestação à qual a entidade espera ter direito em troca desses bens ou serviços
    66. Para determinar o preço de transação para contratos nos quais o cliente promete contraprestação na forma que não seja pagamento em dinheiro, a entidade deve mensurar a contraprestação não monetária (ou promessa de contraprestação não monetária) pelo valor justo.

    Feita a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliadas segundo seu custo histórico.

    Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliadas, em geral, pelo seu valor justo ou outro valor que reflita melhor a contraprestação. Não será avaliada, necessariamente, pelo custo histórico.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Por favor, um professor comenta qual o erro desta questão!

  • avaliados pelo regime competência, perfeito! Agora o reconhecimento do valor no BP e/ou DRE há vários métodos p/ avaliação que podem ser usados, conforme a situação, ou até mesmo a combinação deles (custo histórico, custo corrente, valor realizável, valor presente).

  • GABARITO: ERRADO

    PELO VALOR JUSTO

  • Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliadas, em geral, pelo seu valor justo ou outro valor que reflita melhor a contraprestação. Não será avaliada, necessariamente, pelo custo histórico.

  • Gab. Errado

    O erro da questão está em: avaliadas segundo seu custo histórico.

    Ficaria correto se fosse: contraprestação a ser recebida.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • O CPC 47 determina que as receitas de contrato com clientes devem ser apresentadas pelo valor justo da contraprestação. Havendo juros, estes devem ser tratados como receita financeira.

  • O CPC 47 determina que as receitas de contrato com clientes devem ser apresentadas pelo valor justo da contraprestação. Havendo juros, estes devem ser tratados como receita financeira.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-contabilidade-analista-ebserh/

  • Pra ficar mais fácil para quem está iniciando na matéria, vocês poderiam explicar a diferença entre valor justo e valor histórico, em vez de, ficar repetindo igual papagaio, isso não ajuda em nada. Mas, fiquem tranquilos que eu já descobri a diferença. Mas, me irritou no começo; ver tanto CTRL+C,CTRL+V e não encontrar nenhuma explicação com as diferença de ambos.

  • Acredito que o erro está no " custo histórico" aonde as transações e apuração do resultado priorizam o valor realizável também conhecido como valor de mercado.

    Gaba: ERRADO.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PCDF e tem dificuldade em contabilidade e vai dar um gás final.

    O professor e William Notario fez uma mentoria com aproximadamente 30 horas aula e 300 questões comentadas visando aquilo que é mais cobrado pelo cespe. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessa disciplina. Fica a sugestão.

    Link: https://go.hotmart.com/J56069226N

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O item está incorreto. A receita é apresentada pelo regime de competência, mas avaliadas pelo valor da contraprestação a ser recebida.

  • Na demonstração de resultados do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de COMPETÊNCIA, avaliadas, em geral, pelo seu valor justo ou outro valor que reflita melhor a contraprestação. Não será avaliada, necessariamente, pelo custo histórico.

    Professor aqui do QC

  • custo histórico é valor de entrada

    receita usa valores de saída